Atualidade

Aplausos e estrelas no funeral de Stephen Hawking

O físico britânico morreu em casa a 14 de março, aos 76 anos, provocando uma onda de dor e consternação um pouco por todo o mundo.

Só agora, dias depois, é que se realizou o funeral. A Igreja de St. Mary, em Cambridge, encheu-se este sábado, dia 31, para a derradeira despedida a Stephen Hawking. O local foi escolhido por ficar perto do Gonville and Caius College, onde o físico trabalhou durante 52 anos.

Eddie Redmayne, que interpretou o cientista no filme ‘A Teoria de Tudo’, foi um dos primeiros a chegar à igreja.

O ator fez uma leitura do texto do Eclesiastes 3.1-11, e depois seguiu-se uma leitura do astrónomo real, Martin Rees.

Os elogios foram feitos por Robert Hawking, filho mais velho do professor, e por Fay Dowker, um ex-aluno do físico.

A atriz Felicity Jones, que entrou igualmente no filme ‘A Teoria de Tudo’, fez-se acompanhar pelo noivo, o realizador Charles Guard. O guitarrista Brian May, dos Queen, também esteve no funeral.

Assim que o caixão chegou no carro funerário, a multidão que aguardava nas ruas fez questão de filmar e fotografar o momento, partilhando tudo no Instagram.

E assim vimos e ouvimos os aplausos dos britânicos na altura em que a urna, carregada por seis porteiros do antigo colégio de Hawking, entrou na igreja.

Uma publicação partilhada por ČT24 (@ct24zive) a

Os restos mortais ficarão depositados ao lado do túmulo de Sir Isaac Newton na Abadia de Westminster e perto de Charles Darwin.

Apesar de ter dito que aquele era ateu, a família de Hawking, incluindo a ex-mulher Jane Hawking, o filho Timothy Hawking e a filha Lucy Hawking, sentiu que um serviço anglicano tradicional daria aos seus amigos na cidade uma oportunidade de lhe prestarem homenagem.

Os filhos de Stephen Hawking, Lucy, Robert e Tim, disseram num comunicado: “O nosso pai viveu e trabalhou em Cambridge durante mais de 50 anos”.

“Ele era parte integral e altamente reconhecível da universidade e da cidade. Por essa razão, decidimos realizar o seu funeral na cidade que ele tanto amava e que o amava. A vida e o trabalho de nosso pai significaram muitas coisas para muitas pessoas, religiosas e não religiosas. Portanto, o serviço será inclusivo e tradicional, refletindo a amplitude e a diversidade de sua vida”.

E não só. A família também apoiou, monetariamente, um almoço feito este sábado em tributo ao físico. A iniciativa partiu da Cambridge FoodCycle, associação de voluntariado que oferece refeições à comunidade.

Fotos: Redes Sociais e ČT24/Instagram