Lifestyle

BOA CAMA BOA MESA 2024 – Conheça os melhores hotéis e restaurantes do país

A cerimónia anual de entrega de prémios do Guia Boa Cama Boa Mesa decorreu segunda-feira, na sede da IMPRESA, distinguindo os melhores hotéis e restaurantes portugueses. No evento deste ano foram premiados 33 alojamentos e 35 restaurantes, a que se juntam o Chef do Ano, o Prémio Carreira e o restaurante e alojamento Revelação 2024.

O Guia Boa Cama Boa Mesa vai para as bancas com o EXPRESSO a partir da edição de 12 de abril. O Guia mantém, desde a primeira edição anual, em 2003, o propósito de avaliar e selecionar os melhores restaurantes e alojamentos em território nacional. Com objetividade e isenção, as escolhas da equipa do Boa Cama Boa Mesa são baseadas em critérios públicos, sempre com o propósito de oferecer a melhor seleção aos leitores. É para eles que anualmente os jornalistas da equipa Boa Cama Boa Mesa percorrem o país em busca de projetos hoteleiros e de restauração que se destaquem e mereçam elogio, dando continuidade ao intuito de fazer deste “Guia” o melhor auxiliar para quem viaja por Portugal.

Este ano, o Guia 2024 apresenta 586 restaurantes, nos 18 distritos e 2 regiões autónomas, e 397 alojamentos, entre hotéis, resorts, turismo em espaço rural e alojamento local. Entre estes, estão 30 restaurantes e 42 alojamentos que foram inaugurados desde a última edição. Depois de, no último ano, se terem celebrado duas décadas de publicação ininterrupta do “Guia Boa Cama Boa Mesa”, a edição de 2024 apresenta diversas novidades. Em primeiro lugar, e visível ao longo de todo o “Guia”, destaca-se o novo grafismo e cores, bem como a forma como restaurantes e alojamentos são destacados.

O Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa 2024 para os empresários Isabel Costa e João Tomás, proprietários da Casa das Penhas Douradas, da Casa de São Lourenço e da TrendBurel – Burel Factory. O Júri reconheceu o “empreendedorismo extraordinário” e a contribuição decisiva para “o desenvolvimento do Interior do país, nomeadamente, da região da serra da Estrela”, através de projetos hoteleiros de referência conjugados com revitalização industrial e criativa da lã.

O Chef do Ano foi Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, em Santarém. O Guia atribui ao restaurante pela primeira vez Chave de Ouro e recebe ainda o Prémio Sustentabilidade.

Ao longo dos últimos 21 anos foram várias as edições do “Guia Boa Cama Boa Mesa” em que a componente ambiental foi enaltecida, atribuindo distinções ao Ecoturismo em 2012 e 2013 ou investigando, a cada visita, o compromisso ecológico, elogiado e destacado através de um ícone verde em 2014, 2015 e 2016. Na presente edição, o Guia volta a celebrar os alojamentos e restaurantes que se destacam na defesa e promoção da sustentabilidade no turismo, fazendo um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurando que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Neste contexto, por serem exemplos para todo o setor e promotores destes valores junto dos turistas, é atribuído o Prémio Sustentabilidade a 10 alojamentos e a 10 restaurantes.

Conheça a lista completa de premiados do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024:

Chef do Ano 2024 Rodrigo Castelo

Prémio Carreira 2024 Isabel Costa e João Tomás

Chave de Platina

Herdade da Malhadinha Nova (Beja) =

São Lourenço do Barrocal (Reguengos de Monsaraz) ↑

Six Senses Douro Valley (Lamego) =

The Yeatman (Vila Nova de Gaia) =

Vila Vita Parc (Lagoa) =

Chave de Ouro

Areias do Seixo (Torres Vedras) =

Casas do Côro (Meda) =

Penha Longa Resort (Sintra) Novo

Quinta da Comporta (Grândola) Novo

Ritz Four Seasons Hotel Lisboa (Lisboa) ↓

Savoy Palace (Funchal) =

Sublime Comporta (Grândola) =

Torre de Palma Wine Hotel (Monforte) =

Vinha Boutique Hotel (Vila Nova De Gaia) ↑

Chave de Prata

Bairro Alto Hotel (Lisboa) =

Carmo’s Boutique Hotel (Ponte de Lima) =

Casa de São Lourenço (Manteigas) =

Conrad Algarve (Loulé) =

Epic Sana Algarve (Albufeira) =

Herdade do Sobroso (Vidigueira) =

L’and Vineyards (Montemor-o-Novo) Novo

Les Suites At The Cliff Bay (Funchal) =

Luz Charming Houses (Ourém) =

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel (Ílhavo) Novo

Monverde Wine Experience Hotel (Amarante) =

Octant Hotels Douro (Castelo de Paiva) =

Quinta de S. Bernardo – Winery & Farmhouse (Mesão Frio) Novo

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo (Sabrosa) =

Santa Bárbara Eco Beach Resort (Ribeira Grande) =

Terra Nostra Garden Hotel (Povoação) =

Torel Avantgarde (Porto) Novo

Ventozelo Hotel & Quinta (São João da Pesqueira) =

Vidago Palace Hotel (Chaves) Novo

Herdade Da Malhadinha Nova

Fotos: Facebook