Atualidade

Morreu o escultor José Rodrigues, fundador da Bienal de Cerveira e criador do Cubo da Ribeira

O escultor e artista plástico José Rodrigues morreu este sábado, dia 10, aos 79 anos. Estava internado há cerca de uma semana no Hospital da CUF no Porto

É da sua autoria o cubo da Praça da Ribeira e o Monumento ao Empresário na Avenida da Boavista, no Porto. Também fundou a Bienal de Cerveira e ajudou a criar a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, situada na invicta. É ainda um dos escultores mais emblemáticos da segunda metade do século XX em Portugal.

José Rodrigues nasceu em Luanda, Angola, fez o curso na Escola Superior de Belas Artes, no Porto, e ali viveu. Tem uma Fundação em seu nome.

José Rodrigues na Fundação Escultor José Rodrigues
José Rodrigues na Fundação Escultor José Rodrigues

O funeral realiza-se amanhã, domingo, às 11h00, no Tanatório de Matosinhos, onde o corpo estará em câmara ardente a partir de hoje.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decretou dois dias de luto municipal (em vigor hoje e amanhã). A autarquia tinha iniciado há dias as obras de restauro do Monumento ao Empresário, na Avenida da Boavista. Com conclusão prevista para final de outubro, data de nascimento do escultor, será feita uma homenagem a José Rodrigues que estava já a ser preparada.

Fotos: Facebook da Fundação Escultor José Rodrigues