Atualidade

Velório de mulher de Lula decorre no local onde se conheceram e em direto para o Facebook

O corpo da mulher de Lula da Silva chegou à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo (zona industrial da Região Metropolitana da capital brasileira) às 09h00 deste sábado (11h00, em Portugal).

A primeira hora foi exclusiva da família e depois o velório de Marisa Letícia, ex-primeira-dama do Brasil, foi aberto ao público. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é o local onde Lula e Dona Marisa Letícia se conheceram.

Uma história de amor que teve um início engraçado, depois de uma tragédia. Foi em 1973 e ambos eram viúvos. Ela tinha perdido o primeiro marido, assassinado por ladrões, dois anos antes, quando estava grávida de seis meses. Ele perdeu a mulher, na mesma altura, durante o parto do seu primeiro filho.

Marisa Letícia foi ao sindicato pois precisava de um carimbo para receber a pensão e, tal como Lula – então diretor – tinha pedido, a viuvinha novinha que aparecesse seria atendida por ele. Achou-a linda e não descansou enquanto não conseguiu fazer com que ela fosse lá por três vezes – sem necessidade já que tinha inventado uma lei que não existia, como justificação – e conseguisse o telefone.

Um ‘atrevimento’ que resultou pois estiveram casados durante 43 anos.

Dona Marisa morreu no Hospital Sírio-Libanês às 18h57 de 3 de janeiro, após ter estado 11 dias internada, devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), provocado por um pico de tensão, a 24 de janeiro, quando estava em casa em São Bernardo do Campo.

O velório teve transmissão em direto através da página de Facebook de Lula da Silva. Pode conferir aqui:
.

Depois do velório, o corpo segue para a cremação, numa cerimónia reservada à família, no Cemitério Jardim da Colina, também em São Paulo. Hoje é o primeiro dos três dias de luto nacional no Brasil.

Veja algumas das fotografias de Dona Marisa Letícia e do velório que foram publicadas no Facebook do marido, em jeito de homenagem:

Fotos: Ricardo Stuckert (Facebook de Lula da Silva)