Atualidade

Filha de Ben Affleck assume-se não-binária mas não foi a primeira da família

A aparição da filha do meio de Ben Affleck e Jennifer Garner no funeral do seu avô materno tornou-se notícia nas últimas horas.

O descendente dos famosos atores e também enteado de Jennifer Lopez, compareceu na missa de homenagem a William Jack Garner, vestido de fato preto e gravata.  De cabelo rapado, anunciou o novo nome pelo qual quer ser chamado, Fin.

Olá, o meu nome é Fin Affleck”, referiu o filho de Ben Affleck e Jennifer Garne, antes de ler um versículo bíblico na igreja de Charleston, na Virgínia.

A imprensa internacional depressa assumiu o nome de género neutro do adolescente de 15 anos, em vez da antiga Seraphina Rose. Fin, filho do meio de Garner e Affleck, tem uma irmã mais velha, Violet Anne, de 18 anos, e um irmão mais novo, Samuel, de 13.

Em Portugal, a lei de identidade de género permite, desde 8 de agosto de 2018, a mudança do nome e do sexo no registo civil mas só a partir dos 16 anos.

O termo não binário é definido como um conceito relacionado ao coletivo LGTBIQ+ pelo qual uma pessoa não se identifica nem com o género feminino nem com o masculino.

Para além de muitos outros exemplos de filhos de celebridades que tomaram a mesma decisão, Ben Affleck tem a gémea da sua atual mulher na mesma situação. Em 2022 Jennifer Lopez tratou Emme Maribel com pronome de género neutro, dando a conhecer a nova forma de viver da filha que tem em comum com Marc Anthony. Na altura, Emme, de apenas 14 anos, assumiu-se assim como pessoa não-binária.