Off the record

Novos Nenucos promovem diversidade e Inclusão junto a crianças

A Famosa apresenta o Nenuco com Síndrome de Down e o Nenuco com Implante Coclear, dois novos bonecos que se juntam à linha “Nenuco Diversidade e Inclusão”. Com estes novos lançamentos, a empresa reforça o seu compromisso para promover junto das crianças os valores da diversidade e a inclusão de pessoas com todo o tipo de capacidades.

Com este lançamento, a Famosa procura, através do jogo, que todas as crianças se sintam representadas com brinquedos que reflitam as suas características, independentemente da sua origem ou capacidades, e que, ao mesmo tempo, todas as crianças possam incorporar a realidade da diversidade na sua vida diária, de uma forma natural. Assim, com estes lançamentos, a marca procura ajudar os educadores e os pais a mostrar às gerações futuras que as restrições não definem uma pessoa e enriquecem a nossa comunidade com diferentes perspetivas e experiências.

Na Famosa, há mais de 60 anos que promovemos a educação e o desenvolvimento das crianças através da experiência única que é brincar. Desde muito cedo, podemos transmitir valores fundamentais, brincando com as crianças mais pequenas, para que compreendam conceitos importantes como a igualdade, a diversidade e o respeito por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades. A marca Nenuco tem sido a nossa aliada nesta missão há mais de 45 anos, algo para o qual a linha Diversidade e Inclusão dá um contributo especial. Atualmente, a maioria das crianças tem colegas e amigos de diferentes origens e com diferentes características, e com esta coleção queremos ajudá-las a integrar esta realidade de uma forma natural em momentos de lazer e entretenimento“, explica Irene Sotillo, Diretora de Marketing Ibérica da Famosa.

Nenuco, Diversidade e Inclusão

Para além destes dois últimos lançamentos, a empresa também incluiu nesta linha de Diversidade e Inclusão o Nenuco Glasses, um bebé com óculos e pala, que reflete a realidade de muitas crianças com problemas de visão. A coleção inclui também a linha “Nenucos do Mundo”, uma família composta pela Nenuco Africana, a Nenuco Asiática, a Nenuco Caucásico, e à qual se juntou recentemente a Nenuco Latina.

Nenuco, o bebé intergeracional com mais de 45 anos de história

Nenuco é uma das marcas mais antigas e clássicas da Famosa, que ao longo dos seus mais de 45 anos de vida investiu constantemente na inovação e no desenvolvimento de novos produtos e desenhos que se adaptam às mudanças da sociedade em cada momento.

Assim, a equipa de design foi aplicando novas modas de vestuário e penteados em cada época, evoluindo, por exemplo, a estética das roupas de Nenuco, que se foram adaptando às tendências ao longo dos anos. Se no final dos anos 70 e nos anos 80 os primeiros modelos de Nenuco tinham um corte mais clássico, com rendas e malhas adornadas com bordados, hoje o seu guarda-roupa está repleto de desenhos mais coloridos com pequenas ilustrações divertidas.

Mas se há uma coisa que é clara na evolução da Nenuco é a incorporação de novas tecnologias nas suas coleções, com produtos que permitem desfrutar de novas experiências, integrando a recreação com aplicações desenvolvidas especificamente para este fim. Um exemplo claro é o Nenuco Happy School ou o Nenuco Happy Doctor, este último recria o jogo dos médicos através de uma aplicação de Realidade Aumentada que pode ser utilizada para consultas, curar ossos partidos ou remover piolhos, entre outros. E se quiser jogar sem um tablet, o boneco interativo reage com gritos, risos e sons a diferentes acessórios de médico para brincar.