Atualidade

Porto com três dias de luto e suspensões após morte do Bispo

A Câmara do Porto decretou hoje três dias de luto e a Diocese já anunciou como será a última homenagem a D. António Francisco dos Santos.

O Bispo do Porto faleceu esta segunda-feira, 11 de setembro, de manhã na Casa Episcopal, vítima de ataque cardíaco. Tinha 69 anos.

“As exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto. O corpo do Senhor D. António estará em Câmara ardente a partir das 17h00 de hoje. A Catedral estará aberta das 9h00 às 24h00”, informou a Diocese do Porto.

Entretanto várias candidaturas à Câmara Municipal do Porto anunciaram já a suspensão da campanha eleitoral.

Também as visitas à Sé Catedral, onde será o velório e o funeral, e à Torre dos Clérigos – que fez tocar os sinos durante a manhã em homenagem ao bispo – estão encerradas aos turistas.

O Santuário de Fátima, onde D. António Francisco dos Santos fez a sua última grande celebração no sábado; o Cardeal-Patriarca de Lisboa; a Câmara do Porto e o próprio Futebol Clube do Porto (de quem recebeu em 2015 “o Dragão de Honra, a mais alta distinção atribuída pelo clube”) já vieram transmitir as suas condolências.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou o “homem de Igreja” que era o bispo. Já o Primeiro-Ministro António Costa manifestou “enorme tristeza e profundo pesar” com a morte do prelado.

Foto: Diocese do Porto