Atualidade

Morreu O.J. Simpson após batalha contra o cancro

Morreu esta quarta-feira, 10 de abril, O.J. Simpson. A antiga estrela do futebol americano, famoso também pelo “julgamento do século”, tinha 76 anos.

A informação foi anunciada na página do próprio na rede social X (Twitter). O antigo atleta tinha sido diagnosticado com cancro na próstata no início de 2024.

No dia 10 de abril, o nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o cancro. Estava rodeado pelos seus filhos e netos. Durante este período de transição, a sua família pede-vos que respeitem os seus desejos de privacidade e de graça“.

O.J. Simpson foi um dos atletas mais famosos da liga da NFL e ficou também marcado pelo julgamento da morte da ex-mulher. Foi julgado e absolvido pelo duplo assassinato de Nicole Brown Simpson, e do amigo dela, Ron Goldman, nos anos 1990. Simpson era suspeito de ter matado os dois à facada. O crime gerou um grande debate não apenas pela violência mas também por ser uma celebridade. Acabou absolvido num dos julgamentos mais comentados nos Estados Unidos e no mundo.

O júri considerou-o inocente, um veredicto controverso, que continuou a suscitar muitas dúvidas por parte da população norte-americana que sempre o culpou por esses crimes. Morreu quase 30 anos após o julgamento, defendendo a inocência até ao fim.

Polémico

Mas os seus problemas com a Justiça não terminaram por aí. Em 2008 foi condenado a 33 anos de prisão por 12 crimes, depois de um assalto à mão armada em Las Vegas em 2007.  Em 2017, saiu da prisão em liberdade condicional.

Divorciado da primeira mulher, negra, com a qual teve dois filhos, O.J. Simpson voltou a casar em 1985 com a modelo branca Nicole Brown, com quem teve mais dois filhos.

Simpson inaugurou a sua conta no Twitter no aniversário dos 25 anos do crime. “Isso deve ser divertido. Eu tenho um pequeno acerto de contas a fazer“, escreveu na altura. “Então Deus os abençoe, e cuidem-se“. Na descrição do perfil, fazia uma advertência para que não se acreditasse em declarações sem confirmações em texto ou vídeo com ele mesmo. “Se você não viu aqui, então, eu não falei“.

Fotso: Reprodução rede social X de O.J. Simpson