Atualidade

Stephen Hawking homenageado por todos, incluindo o clã Beckham

É um dos mais prestigiados nomes da ciência, revolucionou os estudos sobre os buracos negros e até desafiou os próprios limites da vida humana, já que aos 21 anos foi-lhe dito que sofria de esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como a doença de Lou Gehrig) e que teria menos de três anos de vida pela frente.

Viveu até aos 76 anos e até na hora da morte foi ‘grande’. É que Stephen Hawking morreu a 14 de Março deste ano – no dia do nascimento de Albert Einstein, que é também o dia do Pi (3,14). O físico britânico, que nasceu em Oxford a 8 de Janeiro de 1942, gostava de mencionar que o seu nascimento ocorreu precisamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei.

Posto isto, é natural que o mundo lamente esta perda. Personalidades de diversos quadrantes já expressaram as suas condolências e nem o clã Beckham escapou.

“R.I.P professor Stephen Hawkings ??? it was a pleasure to meet you!!” (Descansa em paz professor Stephen Hawking. Foi um prazer conhecê-lo!!), recordou Romeo Beckham – o filho modelo de David e Victoria – publicando ainda a imagem desse encontro.

O elenco de ‘A Teoria de Big Bang’ também partilhou uma foto do encontro com o cientista, que entrou em alguns episódios da série.

“Ele fez-nos rir e nós fizemo-lo rir. A sua vida e os seus trabalhos têm sido muitos dos assuntos em ‘A Teoria de Big Bang’ e todos somos melhores para isso”, escreveu Kaley Cuoco, a ‘Penny’ da sitcom.

Mayim Bialik, a ‘Amy’ da série, e também ela uma cientista na vida real, frisou a coincidência do dia da morte de Hawking com o número Pi.

Johnny Galecki, o ‘Leonard’, recordou o “sentido de humor” do britânico que “será sentido por todos”.

A Casa Real Sueca recordou a visita de Hawking ao Palácio de Estocolmo em agosto de 2015.

“Na Biblioteca de Bernadotte, o Rei e o Professor Hawking encontraram-se numa reunião apreciada. A Princesa e o Príncipe Daniel, então, viajaram para Cambridge em outubro de 2016 para visitar o Professor Hawking”, lê-se no Instagram da família.

O Imperial College London enalteceu o “verdadeiro visionário”, “amigo íntimo” do colégio, que fez grandes contribuições para a ciência e “influenciou inúmeras pessoas ao longo de sua longa carreira”.

O cantor Steven Tyler disse que o físico “mudou o mundo e deixou um impacto”, passando a ser inesquecível para todos. Já a banda Foo Fighters usou uma frase do cientista: “Remember to look up at the stars and not down at your feet” (Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo para os teus pés) e chamou-o de “fucking legend” (‘grande’ lenda).

Fotos: Instagram e Kungahuset.se