Televisão

Bronca: Erro no televoto do Festival obriga a troca de finalistas

Quase parecem os Óscares de 2017, mas não. É o Festival da Canção.

A RTP informou há instantes que afinal a música “Eu Te Amo”, interpretada por Beatriz Pessoa e composta pela brasileira Mallu Magalhães, não vai estar na final de dia 4 de março. “Sem Medo”, cantada por Rui David e escrita por Jorge Palma, é que segue caminho no festival.

Motivo? Um erro no televoto. Ou melhor, um erro na transcrição dos pontos dos televotos. Porque o televoto estava correto.

Os apresentadores é que tinham a informação da música errada (“Sem Medo” era a canção 2, “Eu Te Amo” era a canção 3) e assim foram atribuídos de forma incorreta os pontos dados pelos telespectadores.

“No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos”, refere a estação em comunicado.

“Apurada a votação correta, como o regulamento determina que em caso de empate prevalece a classificação do júri, ficaram apuradas para a final do Festival da Canção de Guimarães as canções nº 6 e nº 2, respetivamente no 6º e 7º lugares. Sendo este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade, a RTP apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP”, acrescentou a RTP.

Portanto: sai Mallu Magalhães, entra Jorge Palma. Volta ‘La La Land’, estás perdoado.