Atualidade

Bronca nos Óscares: Dupla dos envelopes foi despedida

Eram as duas únicas pessoas do mundo a saber os vencedores dos Óscares e já faziam esse trabalho há anos. Brian Cullinan e Martha Ruiz, sócios da empresa de serviços profissionais ‘PricewaterhouseCoopers’ (PwC), eram os responsáveis por levar uma mala com 24 envelopes, cada, no dia da cerimónia.

E estamos a usar o passado porque a 89ª edição, no passado domingo, foi mesmo a última da dupla. Sim, a bronca do envelope de ‘Melhor Filme’ já fez vítimas: Brian e Martha foram despedidos.

A notícia foi anunciada pela própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Brian Cullinan e Martha Ruiz dupla dos envelopes Óscares 2017

De acordo com a CNN, um porta-voz da Academia disse apenas que esta foi a última cerimónia do par. Mas estes continuam a trabalhar na PwC, ainda que tenham sido obrigados a contratar guarda-costas na sequência de “ameaças de morte” surgidas nas redes sociais e da divulgação das respetivas moradas e de imagens de familiares.

A PwC é uma das principais empresas de contabilidade do mundo. A Academia tem sido sua cliente durante 83 anos e isso inclui a administração das cédulas para os prémios do cinema.

A empresa emitiu logo um comunicado a assumir a responsabilidade na troca de envelope, nomeadamente o “erro humano” e “quebras dos protocolos estabelecidos”, e a pedir desculpa à Academia, aos apresentadores e aos dois filmes.

Comunicado de responsabilidade pela bronca dos Óscares empresa PwC

O sócio-gerente da PwC, Brian Cullinan, entregou aos apresentadores Faye Dunaway e Warren Beatty o envelope errado antes de entrarem no palco, o que levou ‘La La Land’ a ser nomeada ‘Melhor Filme’ em vez do atual vencedor ‘Moonlight’.

Ter-se-à distraído, pois estava nos bastidores a tirar fotos a Emma Stone que tinha acabado de receber uma estatueta dourada e a atualizar o Twitter da empresa, e entregou o envelope suplente de ‘Melhor Atriz’ (há sempre dois envelopes de cada categoria por não se saber em qual entrada do palco é que os apresentadores estarão). No entanto a PwC não confirma essa versão, nem Brian Cullinan falou publicamente depois da bronca.

De acordo com uma descrição do protocolo dos Óscares no site da PwC, Cullinan e Ruiz memorizam cada vencedor e preparam duas malas – cada uma com um conjunto completo de envelopes com todos os nomes dos vencedores. Os dois ficam em lados opostos do palco e alternam distribuindo os envelopes para os apresentadores.

Quem irá carregar esse peso nos ombros no próximo ano, ainda não é certo. Mas já se fala que quem for, não pode levar telemóvel. Não vá distrair-se de novo.