Atualidade

Morreu o poeta Nuno Júdice aos 74 anos

Natural do Algarve, Nuno Júdice é um dos poetas mais reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente. Tinha 74 anos.

O poeta, ficcionista, ensaísta e professor universitário Nuno Júdice morreu este domingo, dia 17 de março, de cancro. Estava internado na Fundação Champalimaud..

Nuno Júdice nasceu no Algarve, em 1949, e assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.

Publicou o primeiro livro “A Noção de Poema”, em 1972. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004).

Foi distinguido em 2013 com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2104, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração; e, em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha.

A sua editora, a Leya, manifestou o seu pesar através do seguinte comunicado: “Foi com profundo pesar e sentida consternação que na Leya e principalmente na Dom Quixote tomámos conhecimento da triste notícia do falecimento de Nuno Júdice, hoje, em Lisboa, vítima de doença. Uma notícia que abalou todos os que trabalharam mais de perto com Nuno Júdice mas, com toda a certeza, todos os seus muitos leitores e admiradores. E que sem dúvida deixa mais pobre a literatura e a poesia portuguesas”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por LeYa (@leya_portugal)

Foto: Publicações don Quixote