Televisão

Eunice Muñoz regressa para fazer rir

Depois de uma operação às cordas vocais em julho deste ano, Eunice Muñoz está de regresso à ficção nacional. A diva irá integrar o elenco de “A Impostora”, a trama de António Barreira que sucederá a “A Única Mulher” na TVI.

Na pele de Pureza, a matriarca da família Lencastre, a atriz será uma mulher bem sucedida e “muito divertida”. “É um papel muito engraçado, é comédia e dar-me-á muita satisfação fazê-lo”, garante a veterana que tem um gosto particular “no fazer rir”: “Espero que este papel arranque muitas gargalhadas a quem vir a novela”.

Visivelmente feliz por retornar ao que mais gosta, estar “rodeada de amigos” – como Maria do Céu Guerra, Diogo Infante, João Perry, Lourdes Norberto, entre outros – transmite-lhe uma certa “tranquilidade”. Mulher de força afiança, que “a vontade de voltar é tão grande que leva a que seja tudo mais fácil”.

No entanto, será “um regresso brando”, ainda sob recomendações médicas: “Vou gravar apenas duas vezes por semana e sempre que possível de manhã, altura em que a voz está melhor, pois esteve em repouso”.

Nesta fase, “é fundamental que continue com a terapia da voz”, que a leva ao hospital três vezes por semana. Na mesa está a possibilidade de ser operada novamente: “A minha médica é muito prudente, não quer precipitar-se, mas ainda pode ser feita uma intervenção à corda”.

IMG_9713

“É preciso cuidado para não cair no ridículo”
Embora já tenha comemorado as 87 primaveras e passado por algumas adversidades nos últimos anos, Eunice Muñoz não se deixa abater. “Tenho quase 90 anos mas a verdade é que não os sinto”, garante a atriz que, de vez em quando, pede que lhe “relembrem dos quase 90 anos”: “É preciso cuidado para não cair no ridículo e não pensem que estou xexé”, confessa em tom de brincadeira e consciente da sua realidade.

Fotos: Alexandra Martins do Vale