Cultura

The Black Mamba vencem Festival da Canção e vão representar Portugal na Eurovisão

Os The Black Mamba venceram a final da 55ª edição do Festival da Canção 2021. A música “Love Is On My Side” irá representar Portugal no Festival da Eurovisão 2020, em Roterdão, nos Países Baixos, em maio. O tema foi o primeiro em inglês a ganhar o concurso.

A banda, escolhida para representar Portugal no 65º Festival Eurovisão da Canção, acabou empatada com Carolina Deslandes no concurso transmitido na noite deste sábado pela RTP com 20 pontos, mas prevaleceu o voto do público, que deu o triunfo ao grupo do vocalista Tatanka.

Sem público devido à pandemia, a estação pública alcançou um recorde de mais de 70 mil telefonemas.

Nas duas semifinais, que decorreram no dia 21 de fevereiro e 6 de março, foram apurados os temas “Saudade”, de Romeu Bairos e Karetus, “Joana do Mar”, de Joana Alegre, “Dia Lindo”, de Fábia Maia, “Na mais profunda saudade”, de Hélder Moutinho e Valéria, “Por Um Triz”, de Carolina Deslandes, “Dancing in the Stars”, de Neev, “Não Vou Ficar”, de Pedro Gonçalves, “Contramão”, de Filipe Melo e Sara Afonso, “Volte-Face”, de Pedro da Linha e Eu.Clides, e “Love is on my side”, de Tatanka e The Black Mamba.

PONTUAÇÕES FINAIS:

1.º The Black Mamba – “Love Is On My Side” – 20 pontos
2.º Carolina Deslandes – “Por Um Triz”- 20 pontos
3.º NEEV – “Dancing in The Stars”- 17 pontos
4.º Sara Afonso – “Contramão” – 13 pontos
5.º Valéria – “Na Mais Profunda Saudade” – 10 pontos
6.º Karetus & Romeu Bairos – “Saudade” – 10 pontos
7.º Joana Alegre – “Joana do Mar” – 9 pontos
8.º EU.CLIDES – “VOLTE-FACE” – 9 pontos
9.º Pedro Gonçalves – “Não Vou Ficar” – 5 pontos
10.º Fábia Maia – “Dia Lindo” – 3 pontos

Pelo palco passaram também vários convidados com atuações em homenagem a Carlos do Carmo, pela participação do fadista no Festival da Canção de 1976 no qual interpretou todos os temas, e aos álbuns “Mudam-se os Tempos Mudam-se as Vontades”, de José Mário Branco, “Cantigas do Maio” de José Afonso e “Os Sobreviventes” de Sérgio Godinho, gravados há 50 anos.

Ricardo Ribeiro, Ana Moura e Camané juntaram-se ao trio que acompanhava Carlos do Carmo, liderado pelo guitarrista José Manuel Neto. Também Dino D’ Santiago interpretou uma canção do fadista.

Os apresentadores Inês Lopes Gonçalves, Filomena Cautela e Vasco Palmeirim protagonizaram uma versão de “PlayBack”. O momento contou ainda com a participação de Tânia Ribas de Oliveira, Herman José, Serenella Andrade, Catarina Furtado e José Carlos Malato. “Quem é que ficou a trautear p’ro boneco?”, cantaram.

Veja as fotos: