Atualidade

Tardou mas chegou: Vencedora do Festival acusada de plágio

A vida atual é assim. Basta alguém aparecer para que outros, escondidos atrás de um teclado e ‘comendo’ tudo o que lhes entra pelos olhos através das redes sociais, comecem a atacar.

Foi o que aconteceu com o alegado plágio de Diogo Piçarra – que o levou a desistir da competição, quando era o favorito à vitória, tal a proporção das acusações inflamadas (e infundadas) e a inação da RTP que o atirou sozinho aos lobos – e é agora o que estão a querer que aconteça com Isaura, autora e compositora do tema vencedor do Festival da Canção de 2018.

É que parece que esperam pelo fim do evento, e principalmente para saber quem vence, para recorrerem a um qualquer programa informático para identificar músicas parecidas. Como se a semelhança fosse crime.

“O Jardim”, interpretado por Cláudia Pascoal, dizem agora os ‘especialistas das redes sociais’ que é plágio do tema “To Build a Home” de The Cinematic Orchestra.

Não sabemos o que é mais triste: o facto das pessoas insistirem na palavra “plágio” em todas as músicas que se assemelham a outras ou o facto de insistirem nas acusações como se daí viesse uma desclassificação na Eurovisão.

Plágio implica a intuição de copiar uma música, sabendo que ela já existia e que a quer copiar, e implica ainda a retirada de dividendos ao fazê-lo (ou seja, assumindo a canção apenas como sua para não pagar direitos de autor aos autores originais).

Além do mais, nunca na história da Eurovisão – e já vão 63 anos de existência – uma música foi desclassificada por plágio. Nem quando o plágio foi provado em tribunal (como aconteceu com a Suécia 2000, provada plágio da da Bélgica de 1996), muito menos com meras acusações na internet.

Portanto, Isaura – tal como Piçarra se continuasse no Festival – tem o seu lugar seguro na Eurovisão em maio.

Mas fica aqui, horas depois da vitória, mais uma acusação pronta a manchar a reputação e carreira de alguém. Pelo menos aos olhos desses ‘Osórios’ do Facebook (personagem de Eduardo Madeira que é o típico indignado das redes sociais).

O que esta consagração de Isaura, Cláudia Pascoal e “O Jardim” – que tiveram a pontuação máxima dos telespectadores e ficaram em segundo no júri regional – não põe em causa é a relação de respeito e amizade que existe entre a primeira e Piçarra.

O músico celebrou a vitória da amiga e colega de profissão, uma das poucas companheiras de Festival a defendê-lo no caso do plágio, assim como Diogo Clemente (cujo tema “Só Por Ela”, cantado por Peu Madureira, ficou em terceiro lugar na final).

“O Nosso Jardim. Cláudia e Isaura parabéns! ❤”, escreveu na legenda, em que surge ao lado de Isaura, com quem tinha já partilhado momentos divertidos de bastidores e de companheirismo na altura da segunda semifinal.

Talvez por isso, os ‘Osórios’ desta vida não devem impedir que Isaura e Cláudia Pascoal se tornem nos artistas mais mediáticos desta semana. Tal como Piçarra o é no top Cision BLITZ.

Imagens: Youtube e Instagram