Televisão

Diogo Piçarra, Jorge Palma e Capicua no Festival da Canção 2018

O convite partiu da RTP, como aconteceu na edição deste ano, mas os nomes são diferentes do Festival da Canção de 2017. E o número também: afinal não são 20, mas sim 26 os compositores.

“O enorme entusiasmo com que as mais variadas figuras do mundo da música acolheram a proposta lançada pela RTP e a quantidade expressiva de candidaturas submetidas através do concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1, justificam que, das 20 canções originalmente pensadas para concorrer ao Festival da Canção 2018, 6 mais se tenham juntado ao lote, surgindo assim as 26 da autoria dos compositores que hoje são revelados”, refere a RTP na sua página.

E pode-se dizer que o canal público apostou em força e na variedade, se atendermos ao novo leque de compositores.

Diogo Piçarra, Capicua, Jorge Palma, José Cid e Fernando Tordo, estes dois últimos antigos vencedores do certame e que já representaram Portugal na Eurovisão, são alguns dos artistas que fazem parte da lista divulgada esta quarta-feira, 27 de setembro.

São então 26 compositores: 22 convidados pela RTP, um escolhido por Salvador Sobral, 2 nomes novos que sairão de um concurso público e 1 de uma escolha do programa Masterclass da Antena 1.

O Festival da Canção 2018 irá incluir duas semifinais, com 13 canções cada sendo que serão apuradas apenas sete, e a final com as 14 canções melhor pontuadas de cada uma das semifinais.

Tal como no ano passado serão os compositores a definir a posteriori quais serão os intérpretes das suas respetivas canções.

E esta é a lista de compositores concorrentes já divulgada pela RTP:
Convidados pela RTP
· Aline Frazão
· Armando Teixeira
· Benjamim
· Bruno Cardoso
· Capicua
· Diogo Clemente
· Diogo Piçarra
· Francisco Rebelo
· Fernando Tordo
· Isaura
· João Afonso
· Jorge Palma
· José Cid
· JP Simões
· Júlio Resende
· Mallu Magalhães
· Miguel Ângelo
· Minta
· Nuno Rafael
· Paulo Flores
· Paulo Praça
· Tito Paris

Convidado por Salvador Sobral
· Janeiro

Escolha do programa “Master Class” da Antena 1
· Daniela Onis

Escolhas do concurso por submissão através da Antena 1
· Peter Serrado
· Rita Dias

Com a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão, Lisboa acolhe a próxima edição. Será a 8, 10 e 12 de maio no MEO Arena.

Quanto à seleção nacional, de onde sairá o sucessor de Sobral, será a 18 e 25 de fevereiro no Estúdio 1 da RTP em Lisboa, sendo que a grande final será a 4 de março de 2018 no Multiusos de Guimarães.