Televisão

RTP procura sucessor de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão

O canal público já iniciou o processo de escolha do 50º representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em Lisboa a 8, 10 e 12 de maio de 2018. O mesmo que irá suceder a Salvador Sobral, vencedor da edição deste ano.

O processo será feito através do Festival da Canção, tal como costuma acontecer na maioria das vezes, mas haverá uma novidade.

A RTP fará o convite a 17 compositores para que apresentem uma canção original e inédita. E serão eles a definir os respetivos intérpretes.

Por outro lado, Salvador Sobral (Luísa Sobral recusou o convite de participar novamente) convidará um compositor para ocupar o 18º lugar na lista de participantes.

Nesta parte mantém-se tudo como no ano passado.

Já os restantes dois lugares disponíveis ficam reservados para novos talentos da música nacional. E estes passam por dois processos de seleção distintos.

Passamos a explicar: um dos novos talentos será selecionado através do programa de rádio “Master Class” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados (ou seja, músicas que não tenham sido gravadas ou editadas comercialmente), até ao dia 15 de setembro.

O júri criado para o efeito será presidido pelo compositor Tozé Brito e constituído por: Noémia Gonçalves, António Macedo, Ricardo Soares e Rui Pêgo. O compositor selecionado deverá apresentar a concurso uma canção inédita, tal como é regra no concurso (em caso de incumprimento será desclassificado).

Em relação à segunda vaga para os novos talentos, todos podem enviar candidaturas espontâneas. Por todos entende-se: todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal, que tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os portugueses que vivem fora do nosso país.

A receção e a escolha destas candidaturas faz-se através de maquetes – com o máximo de 3 minutos – disponibilizadas, com a indicação de link onde possam ser escutadas, mediante inscrição no formulário disponível em: http://antena1.rtp.pt.

O júri que irá proceder à avaliação destas músicas inéditas enviadas será constituído por: António Macedo (presidente), João Gobern, Miguel Guedes (Blind Zero), Mariza Liz (Amor Electro) e Iolanda Ferreira.

Depois de encontrados os 20 participantes, será a vez de escolher o vencedor. E isso será feito no Festival da Canção 2018, que vai ser constituído por duas semifinais, que terão lugar nos dias 18 e 25 de fevereiro, nos estúdios da RTP, em Lisboa, e por uma final no Multiusos de Guimarães, a 4 de março.

Este ano, a RTP continua muito proativa no universo eurovisivo, já que também anunciou o regresso de Portugal ao Junior Eurovision (Eurovisão para crianças dos 9 aos 14 anos). A última vez que tínhamos participado nesse formato foi em 2007.

A 15ª Eurovisão Júnior realiza-se a 26 de novembro em Tbilisi, Geórgia. No entanto, ainda não foi divulgada a canção nem o intérprete da música portuguesa.