Televisão

Canal História estreia série ‘JFK Revelado’

A série composta por seis capítulos, começa a sua emissão a 3 julho, às 22h00 e acompanha o antigo agente da CIA, Bob Baer, e o antigo tenente da polícia de Los Angeles, Adam Bercovici, na investigação global independente sobre Oswald e a morte de JFK.

Os ficheiros governamentais revelados oferecem novas provas e esclarecem, principalmente, duas áreas que são igualmente relevantes: a complexa relação entre a América e a Rússia e os segredos de Cuba.

Mais de dois milhões de ficheiros governamentais já não considerados confidenciais oferecem novas provas sobre as atividades de Lee Harvey Oswald nas semanas, meses e anos antes do assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, com os restantes documentos a estarem disponíveis para consulta no final deste ano.

Os dois antigos profissionais colocam as seguintes questões: tinha cúmplices, e em caso afirmativo, quem o ajudou a assassinar o presidente?

Trabalhando lado a lado com a elite de especialistas de investigação e usando algoritmos de análise de última geração para analisar estes ficheiros confidenciais, Baer e a sua equipa viajam a Moscovo, Cidade do México, Nova Orleães, Miami e Dallas para seguir todas as pistas e reconstituir os passos de Oswald com o objetivo de separar a teoria da conspiração da verdade.

No terreno no México, a equipa descobre novas pistas que podem sugerir uma ligação mais profunda entre Oswald e o KGB.

Documentos já não considerados confidenciais revelam que Oswald reuniu-se com inimigos dos Estados Unidos na altura da Guerra Fria, tanto a União Soviética como Cuba, apenas oito semanas
antes do assassinato de JFK.

Seguindo as pistas destes ficheiros, a investigação de Baer descobre um antigo agente do KGB e outras testemunhas que, pela primeira vez à frente de uma câmara, falam sobre encontros com Oswald apenas semanas antes de ele ter mudado o curso da história americana.

Entre as provas mais convincentes estão documentos da polícia que ligam Oswald a uma “casa segura” suspeita em Dallas onde ele poderia ter-se escondido após o crime.

Será que Baer e a equipa vão conseguir provar a sua teoria inovadora e finalmente estabelecer o que levou Lee Harvey Oswald a assassinar o presidente John F. Kennedy?

Não se trata de uma teoria da conspiração, mas de uma chocante investigação criminal que nunca ocorreu sobre o assassinato da antigo presidente dos Estados Unidos da América.