Atualidade

Vídeo: Príncipes William e Harry falam pela primeira vez de Diana como mãe

É a folhear um álbum de fotografias da família que os filhos de ‘Lady Di’ surgem no documentário sobre a mãe. Trata-se da primeira vez que William e Harry se abrem sobre a princesa Diana, especialmente no seu papel de mãe, e fazem-no numa altura simbólica: o 20º aniversário da sua morte.

Pelo menos é isso que vemos no trailer de ‘Diana, Our Mother: Her Life and Legacy’ (Diana, a nossa mãe: a sua vida e legado), nome do documentário que irá estrear no Reino Unido ainda este mês, no canal ITV, que chegará aos Estados Unidos da América através da HBO e ao Canadá pelo CBC.

O trailer foi divulgado este domingo, 9 de julho, e começa com os príncipes a ver o álbum de fotos e a conversar.

“Esta é a primeira vez que nós os dois falamos sobre ela como mãe. Ela era uma das mães mais impertinentes. Ela era a nossa mãe. Ela ainda é a nossa mãe”, referiu Harry.

“E claro, como filho tenho de dizer isto, ela era a melhor mãe do mundo. Ela ‘sufocou-nos’ de amor, isso é certo”, continuou.

Já William, enquanto pegava numa imagem de Diana consigo ao colo, revelou ao irmão: “Acredites ou não, tu e eu estamos nesta fotografia, tu estavas na barriga”.

“Este novo filme da ITV oferecerá aos espectadores uma visão nova e reveladora da Princesa Diana através dos reflexos pessoais e íntimos dos seus dois filhos e dos seus amigos e familiares, muitos dos quais nunca antes falaram, reunindo um retrato definitivo de uma pessoa singular que tocou a vida de milhões”, salientou Jo Clinton-Davis, cujo cargo é Controladora de Factos Populares para o canal ITV.

Já Nick Kent, produtor executivo, acrescentou: “Este filme mostrará a princesa Diana de uma maneira que nunca foi vista antes, através dos olhos das duas pessoas que a conheciam melhor”.

Em abril, o filho mais novo de Diana e Carlos contou que o irmão o encorajou a procurar aconselhamento depois de dois anos em “caos total” enquanto lutava consigo próprio para aceitar a morte da mãe.

Em 1997, altura em que a princesa morreu num acidente de viação em Paris, Harry só tinha 12 anos. Na adolescência “desligou todas as emoções” relacionadas com o luto e só depois de ter conversado sobre o assunto, com um profissional na terapia, se sentiu mais calmo e menos agressivo.

Motivo pelo qual se dedicou, a par de William e Kate Middleton, a falar sobre saúde mental.

Veja o trailer: