Cultura

Ex-Primeira-Dama dos EUA lembrada pela sétima arte

É um papel que valeu a nomeação de Natalie Portman ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática.

A vida de Jacqueline Kennedy já mereceu muitas representações no pequeno ecrã e na sétima arte. Afinal foi Primeira-Dama dos Estados Unidos da América e um verdadeiro caso de sucesso.

Tinha apenas 34 anos quando o seu marido John F. Kennedy foi eleito Presidente dos EUA. Elegante, chique e inescrutável, tornou-se instantaneamente num ícone, uma das mulheres mais famosas do mundo, com o seu gosto pela moda, decoração e artes amplamente admirado.

Mas a 22 de novembro de 1963, durante uma viagem de campanha a Dallas, John F. Kennedy é assassinado – e o fato cor-de-rosa de Jackie é manchado com o sangue do marido.

Ao embarcar no Air Force One de volta a Washington, o mundo de Jackie – incluindo a sua fé – está completamente destruído. Traumatizada e transtornada, enfrenta na semana seguinte o inimaginável: consolar os seus dois filhos, desocupar a casa que ela cuidadosamente restaurou e planear o funeral do marido.

Jackie rapidamente percebe que os próximos sete dias determinarão como a história irá definir o legado de seu marido – e como ela própria será lembrada.

Tudo isto foi retratado no filme ‘Jackie’, protagonizado por Natalie Portman. A película estreia a 9 de fevereiro.

Veja o trailer: