Lifestyle

Esta é a dieta que Brigitte Macron ‘impõe’ ao Presidente de França

A revelação foi feita por Guillaume Gomez, chef no Élysée (Eliseu, Palácio Presidencial francês) há mais de 20 anos.

Ele, que serviu Presidentes como Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy, François Hollande e Emmanuel Macron e que é MOF (Meilleur Ouvrier de France, um título apenas para alguns dos melhores chefs da França), não se estendeu muito nas revelações – até porque não o pode fazer – mas disse o essencial.

“Madame Macron quer que lhe sirvam dez frutas e vegetais por dia”, disse o chef há alguns dias no programa ‘C à vous’ do canal de televisão ‘France 5’.

O estilo de vida saudável da mulher do Presidente francês (que não tem oficialmente o título de Primeira-Dama mas é sua conselheira política) até gerou uma ‘anedota’.

Guillaume contou isso no documentário ‘Emmanuel Macron, Les Coulisses d’une victoire’ (lançado apenas um dia depois de Macron ter sido eleito, em maio passado).

Numa reunião, Emmanuel pediu à sua equipa uns chocolates para repor forças, mas a mulher foi ter com ele a ‘ralhar’: “Não, não quero que comas porcarias!” Ele ficou dececionado mas obedeceu, tendo pedido então um pouco de água e retomado a agenda do dia.

Foi apenas um pequeno episódio, mas já dá para ter uma ideia muito clara sobre a importância que a primeira-dama do país gaulês concede à alimentação saudável.

Quanto às novas revelações do chef, foram feitas no âmbito da promoção do seu livro ‘Cuisine. Leçons en pas à pas’.

A discrição de Guillaume Gomez tem um propósito. “Dão-te uma confiança e tens de a respeitar”, disse. “Além do mais é um erro. Uma vez Jacques Chirac disse que adorava tête de veau – prato típico francês à base de vitela – e onde quer que fosse, serviam-lhe sempre isso.”

O que ele confirmou sobre o casal Macron é que ele próprio e a equipa estão sempre conscientes da variedade e sazonalidade dos produtos ao escolher as frutas e legumes oferecidos todos os dias.

Mas também gosta de dar um ‘mimo’ ao atual Presidente. Emmanuel adora Cordon Bleu (filetes de carne recheados com queijo e fiambre e depois panados) e o chef de cozinha faz sempre isso em formato ‘mini’ em quase todos os cocktails que oferecem no Palácio.

No geral, a cozinha francesa é a que domina o menu do Eliseu. Gomez até partilha, no seu livro, as receitas de clássicos como as coquilles Saint-Jacques (vieiras gratinadas), a sopa VGE (sopa de trufas negras criada pelo chef Paul Bocuse em honra do antigo Presidente Valerie Giscard D’Estaing), ou as batatas moulées.

“Servi-as [as batatas moulées] na receção oferecida pelos Macron, em setembro, a 180 chefs com estrela Michelin e estes ficaram encantados”, explicou Guillaume.

E desengane-se quem pense que a vida no Élysée é só festa e refeições elaboradas. “Também preparamos sandes, claro que sim!”, assegurou o responsável pela cozinha. “Trabalhamos no duro, oferecemos milhares de refeições por ano, jantares de gala, sim, mas não só. E, embora possam pensar que eu passo o dia a falar constantemente com o Presidente ou a Primeira-Dama, isso está muito longe do meu dia-a-dia”, realçou.

Fotos: Instagram