Álbuns da Semana

Reformulação bem sucedida antes de uma estreia universal com efeito de libertação

O quinto álbum de estúdio da banda escocesa ‘Franz Ferdinand’ foi lançado no passado dia 9 de fevereiro e é precisamente por aí que começamos as nossas sugestões musicais para a semana.

Conforme já se sabia, ‘Always Ascending’, título do disco e da sua primeira canção, já não contou com a colaboração do baixista fundador, Nick McCarthy. Os ‘Franz Ferdinand’ agora são cinco, mas a boa energia permanece toda lá só que com menos guitarras.

Alex Kapranos, Bob Hardy, Paul Thomson, Julian Corrie e Dino tentam preencher o vazio deixado pela saída de McCarthy e, juntos, descobriram que a banda continua a ter muito para oferecer, tanto ao pop, como ao rock e ao pós-punk.

Apesar das dúvidas que se geraram nos anos mais recentes sobre a continuidade do grupo, percebe-se agora que eles voltaram em força com este álbum de originais. Isso nota-se logo no tema que dá nome a este disco e que lhe deixamos aqui para ouvir.

E passamos agora para algo completamente novo. Os ‘Superorganism’ são uma banda universal, composta por músicos de vários cantos do mundo que se conheceram através de fóruns online.

Agora, todos os seus membros vivem sob o mesmo teto e o seu primeiro álbum, que tem o mesmo nome da banda, foi gravado durante vários meses, tendo chegado às lojas no segundo dia deste mês de março.

Ao todo são oito os membros deste grupo do qual se destaca a japonesa Orono Noguchi que, com apenas 18 anos, revela grandes dotes vocais ainda que de certa forma declamativos. Todos juntos têm recebido o reconhecimento do público, que já os considera como uma brisa de ar fresco na música pop.

‘Everybody Wants To Be Famous’ (‘Todos Querem Ser Famosos’) é a música que lhe sugerimos ouvir, mas ao contrário do que se podia esperar, ela critica a necessidade de reconhecimento nos tempos contemporâneos.

Por fim, vamos estacionar no mais recente álbum da norte-americana Lucy Dacus.

‘Historian’ é apenas o segundo de longa-duração da artista e sucede a ‘No Burden’, de 2016. Assim que os primeiros singles começaram a ser lançados (o álbum chegou às lojas no passado dia 2 de março), logo se percebeu que estávamos perante um viciante conjunto de canções de indie rock.

Ao todo são 10 temas, sendo que o último é aquele que dá nome ao trabalho e tem um efeito de libertação em relação às desilusões amorosas e aos tormentos inerentes a qualquer pessoa que está apaixonada sem ser correspondido.

‘Addictions’ é um espelho do que acabamos de escrever e o som que fica aqui para os nossos leitores ouvirem.