Álbuns da Semana

Estilos inconfundíveis surpreendentemente ousados ou nostálgicos

Os Amor Electro estão de volta com um novo álbum, com palavra-chave de qualidade e direito a hashtag. Chama-se #4, tem onze faixas e é o terceiro álbum da banda portuguesa de matriz pop rock.

Com este trabalho, a banda formada em 2010, iniciou uma nova etapa de concertos no dia 07 de junho no Village Underground, em Lisboa. #4 surge cinco anos depois de “(R)Evolução”, e embora apresente onze músicas originais, há já algum tempo que o grupo divulgou alguns temas como “Juntos somos mais fortes”, “Procura por mim” e “Sei”.

Neste álbum pode-se perceber novas sonoridades e diversidade de estilos na voz inconfundível de Marisa Liz, com letras do baterista Mauro Ramos, coros de Ricardo Vasconcelos (teclas) e Rui Rechena (baixo), e com orquestração e voz de Tiago Pais Dias (multi-instrumentista). Uma chamada de atenção para a faixa “O Nosso Amor é uma Canção” que contou com a co-autoria de Fernando Tordo e para “Canção de Embalar” de Zeca Afonso, agora revisitada pela banda. Entre temas fortes estão músicas como “Vai Dar Confusão” e “A Miúda do Café”, um clássico eletro-pop.

Lindsey Jordan, de 19 anos, – cantora e compositora de Baltimore, criada no Brooklyn – consegue um som próprio no seu álbum de estreia Lush. Um trabalho de dez faixas que chegou ao grande público no dia 8 de junho pela Matador Records.

O álbum foi gravado com o produtor Jake Aron e o engenheiro Johnny Schenke; com contribuições do baterista Jordan Ray Brown e do baixista Alex Bass.

Numa viagem nostálgica pelo rock alternativo, a voz clara e poderosa de Jordan destaca-se no suave melodrama ou na pontual exuberância, onde letras sobre o amor não correspondido (“Heat Wave”), a insatisfação pessoal (“Pristine”) e os lugares onde esses sentimentos se fundem (“Golden Dream”), se destacam num trabalho confiante.

Lindsey Jordan começou a tocar guitarra clássica aos cinco anos de idade, e uma década depois escreveu as suas primeiras músicas como Snail Mail. Naquela época, Jordan começou a frequentar shows locais em Baltimore, onde fez amizades para formar uma banda. Aos 16 anos lançou o seu primeiro EP, “Habit”.

Snail Mail começou uma digressão no dia 26 de abril, no Norman Music Festival em Norman.

Ouça “Heat Wave”, o segundo single do seu álbum de estreia:

Aos 76 anos e com os 50 anos de carreira, José Mário Branco acaba de lançar em CD um álbum duplo de temas raros e inéditos.

INÉDITOS 1967-1999 marca a primeira edição em CD de 26 temas de um dos mais influentes músicos e compositores portugueses com canções nunca antes editadas em disco, singles raros que nunca voltaram ao mercado, ou maquetas nunca antes ouvidas. O título pode induzir em erro, porque alguns dos temas não são inéditos, foram já lançados em EPs, LPs e singles, raridades conhecidas por poucos.

Inéditos 1967-1999 faz parte de um plano editorial da Warner Music, no âmbito dos 50 anos de carreira do artista, e sucede à reedição, em dezembro passado, de sete álbuns de originais e um ao vivo, de um período que vai de 1971 e 2004.

Nesta obra organizada de forma cronológica, reencontramos as primeiras gravações realizadas por José Mário Branco, antes ainda da edição do álbum de estreia “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”. E encontramos também novidades como por exemplo, a música “Fim de Festa”.