Cultura

Após carta de Taylor Swift, Apple vai pagar aos músicos

Afinal, a Apple decidiu pagar aos músicos pelo uso das suas canções no serviço streaming Apple Music, mesmo durante o período de três meses em que os seus utilizadores vão poder experimentar o serviço gratuitamente. Esta decisão surge depois de Taylor Swift ter escrito uma carta aberta, que publicou no Tumblr, a criticar a empresa.

A cantora qualificava a decisão da Apple de não pagar aos músicos durante os três meses gratuitos como “chocante” e “uma desilusão”. Swift acrescentava que não estava só a pensar em si, mas também nos novos artistas: “Isto é pelo novo artista ou banda que acabou de lançar o primeiro single e não vai ser pago pelo seu sucesso. Nós não vos pedimos iPhones gratuitos. Por favor não nos peçam para vos darmos a nossa música sem compensação”.

O executivo da Apple Eddy Cue respondeu, no Twitter, a Taylor Swift, anunciando que a empresa mudou de estratégia e vai, afinal, pagar aos artistas pelo streaming das suas músicas no serviço Apple Music, mesmo durante os três meses gratuitos: “A Apple vai sempre certificar-se de que os artistas são pagos. Ouvimos-vos, Taylor Swift e artistas indie”.