Cultura

Agora a música “Happy Birthday” é de todos

A justiça norte-americana decidiu que a música “Happy Birthday”, utilizada em todo o mundo para desejar a alguém um feliz aniversário, está livre de pagamento de direitos de autor.

A sentença foi proferida na última terça-feira, dia 22, num tribunal em Los Angeles e põe fim a uma disputa judicial de dois anos sobre a posse, por parte da editora discográfica Warner, dos direitos de autor de uma das mais conhecidas canções em todo o mundo.

A gigante Warner Music comprou, em 1988, os direitos autorais do célebre “Parabéns a você”, o que siginificaria que qualquer pessoa que quisesse utilizar a música, imaginemos no cinema, na televisão ou para fins comerciais tinha de pagar à empresa cerca de 1500 dólares. Estima-se que a empresa ganhasse quase 2 milhões de dólares por ano à custa dos direitos sobre a música.

“Happy birthday” é uma derivação da música “Good morning to all”, composta no final do século XIX pelas irmãs Mildred e Patty Smith Hill, que deram os direitos da melodia em 1935 à empresa Summy Co..