Televisão

Salvador Sobral recupera e Eurovisão avança a todo o gás

Depois do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental revelar, esta sexta-feira, dia 12, que o cantor já teve alta hospitalar, foi a vez da página de Facebook de Salvador Sobral dar outras informações.

Tudo em forma de comunicado. “É com enorme satisfação que partilhamos convosco que o Salvador Sobral já teve alta hospitalar durante a tarde de ontem, 11 de Janeiro de 2018”, lê-se.

“O cantor fez uma recuperação muito satisfatória e sem complicações. Como é habitual, no período pós-operatório da transplantação, mantém restrição de exposição a grande número de pessoas”, salientam.

“Agradecemos desde já o respeito por este espaço que envolve um distanciamento físico. Evitemos os abraços. Há muito que o Salvador se sente abraçado por todos”, continuam, prometendo ainda “novidades sobre o regresso aos palcos” para breve e agradecendo a todos “pelo carinho e compreensão”.

Novidades tem também a Eurovisão e a RTP. Igualmente nesta sexta-feira, soube-se que o Lust In Rio será o Euroclub do Festival deste ano. Trata-se do “local nocturno de excelência do evento”, ou seja, a ‘discoteca’ onde apenas os fãs acreditados, staff, imprensa e delegações se podem juntar todas as noites, entre 4 e 12 de maio.

O Terreiro do Paço acolherá a Eurovision Village, acessível a todo o público, a partir de 4 e até 12 de maio. Ali será possível ver os espetáculos num ecrã gigante, para além de terem à sua disposição os stands de ativação de marca dos vários patrocinadores do evento, assim como um palco que acolherá todos os dias artistas e performances várias.

Quanto à cerimónia de abertura, será a 6 de maio, e marca o início oficial da semana dos espetáculos eurovisivos. Ao final da tarde desse dia, as 43 delegações participantes desfilarão pela blue carpet junto ao MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia) até ao Museu da Eletricidade.

Igualmente esta sexta foi divulgada a data do sorteio das semifinais e da passagem do testemunho de Kiev à cidade de Lisboa. Será tudo no dia 29 de janeiro, pelas 12h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa. A RTP e o site da Eurovisão (Eurovision.tv), através de live streaming, irão transmitir o evento em direto.

O sorteio determina quais os países que vão atuar na primeira e na segunda semifinais, dias 8 e 10 de maio, respetivamente, na Altice Arena, em Lisboa. E só depois dele serão colocados mais bilhetes à venda.

A cerimónia em causa será apresentada por Filomena Cautela e Sílvia Alberto que irão assegurar a emissão nacional e internacional deste evento. Isto pode querer dizer que serão as duas a apresentar as semifinais em maio, ficando assim Catarina Furtado e Daniela Ruah a conduzir a Grande Final.

A emissão nacional será comentada por José Carlos Malato e Nuno Galopim, a dupla de Kiev.

Estarão a concurso 43 países. Seis países estão automaticamente selecionados para a Grande Final no dia 12 de maio: os Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) e Portugal como país anfitrião.

A primeira semifinal irá contar com 19 países participantes e a segunda semifinal do evento com 18 países.

Os seis países pré-qualificados para a Grande Final irão também a sorteio para definição da semifinal em que vão conhecer os países em que poderão votar.

Outra novidade é a participação de Herman José no certame. A confirmação partiu do próprio artista.

Herman José disse no seu programa transmitido na RTP1 “Cá Por Casa” que irá participar no Festival, sem avançar muito mais.

“Eu também vou entrar, mas não posso dizer com quê. Vou fazer uma pequenina brincadeira”, afirmou.

Provavelmente será uma participação transmitida num dos interval acts do programa, enquanto decorrem as votações. Tendo em conta o sucesso da sua personagem ‘Bicha Festivaleira’, pode muito bem ser isso.

Há ainda novidades em relação ao Festival da Canção, ou seja à nossa escolha nacional. A 18 de janeiro serão revelados os 26 intérpretes, escolhidos pelos compositores convidados pela RTP, numa conferência de imprensa que terá lugar na Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato.

Entretanto Filomena Cautela revelou, na mais recente transmissão do ‘5 Para a Meia Noite’, os bloopers do anúncio das apresentadoras para a condução do evento.

Fotos: RTP e Eurovisão