Televisão

Eurovisão pisca o olho ao mundo com Daniela Ruah na apresentação

É o programa de entretenimento mais visto na Europa e tem transmissão em direto na Austrália, China e EUA. Quando Salvador Sobral ganhou, o Festival da Eurovisão foi visto por mais de 180 milhões de telespectadores.

Portanto é natural que um desafio como apresentar o certame seja um pico na carreira de qualquer profissional. E quem irá ter essa tarefa hercúlea e honrosa em maio são: Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela e Daniela Ruah.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela RTP. Os nomes podem ter sido indicados pelo canal público, mas a decisão final coube à organizadora EBU. Por isso não é de estranhar ver ali Daniela Ruah.

A inclusão da atriz, que tem feito sucesso nos EUA, num inédito quarteto feminino a conduzir a Eurovisão é um ‘piscar de olho’ à audiência norte-americana e resto do mundo onde dá a série ‘NCIS: Los Angeles’.

O festival é transmitido em direto naquele país, mas é no canal por cabo Logo TV. Na grande final de Kiev, que consagrou Salvador Sobral como vencedor, o programa não conseguiu sequer chegar ao top 150 de programas mais assistidos do dia nos Estados Unidos.

Em 2018 será o terceiro consecutivo que os americanos acompanham ao vivo o maior programa de entretenimento da Europa e que há décadas apaixonou a Austrália (fruto da emigração dos europeus para aquele país), ao ponto desta também concorrer.

Quanta às outras apresentadoras, os nomes eram os mais falados. Catarina Furtado, a maior profissional da estação; Filomena Cautela, que já tinha dado os pontos do júri português em Kiev e que esteve na ‘green room’ no Festival da Canção do ano passado; e Sílvia Alberto, que tantas vezes conduziu a seleção nacional.

José Carlos Malato e Nuno Galopim voltam a ser os comentadores.

O Festival da Eurovisão decorre a 8, 10 e 12 de maio na Altice Arena e convida todos para “entrar a bordo” (“all aboard” é o slogan).

Fotos: Instagram e RTP