Atualidade

Atriz de “Anatomia de Grey” conta batalha contra tumor no cérebro

É conhecida do público português por ter interpretado a médica cirurgiã ‘Addison Montgmorey’ nas séries ‘Anatomia de Grey’ e ‘Clínica Privada’ e até esteve recentemente no nosso país de férias.

Agora Kate Walsh abriu um pouco sobre a sua vida ao revelar que teve um tumor no cérebro. O caso remonta a janeiro de 2015, mas só agora é que a atriz contou a sua história.

“O meu instrutor de pilates disse:” Olha, o teu lado direito está inclinado”, olhei para baixo e consegui ver isso. Depois quando eu estava a conduzir, comecei a desviar para a faixa direita”, contou em entrevista ao site da ‘Cosmopolitan’, acrescentando que como andava a ter muito trabalho, pensava que apenas andava exausta, ainda que bebia cinco chávenas de café por dia e não melhorava.

“Em abril comecei a a ter mais dificuldades cognitivas. Parecia afasia, mas não era apenas não conseguir encontrar palavras; eu perdia o meu pensamento, não conseguia terminar as frases e foi quando fiquei realmente alarmada”, continuou.

Pensando que se tratavam de sintomas da menopausa (tinha 46 anos na altura), esteve para desvalorizar até que decidiu, “por instinto”, ir a um neurologista e fazer uma ressonância magnética.

“Eu sei que não é assim tão fácil deixarem fazer uma ressonância magnética mas consegui e agradeço a Deus que a tenha feito, porque acabou por revelar um tumor cerebral significativo no meu lobo frontal esquerdo”, continuou Kate Walsh, explicando que soube do diagnóstico na hora.

“Sabes que é sério quando eles nem esperam, eles disseram-me: ‘o radiologista quer vê-la’. E ela começou a dizer: ‘Bem, parece que tem um tumor cerebral de tamanho considerável’ e eu senti-me a deixar o meu corpo. O meu assistente tinha-me levado de carro até ali e eu fui chamá-lo para que ele pudesse tirar notas porque eu deixei de ouvir. Não é nada que uma pessoa imagina”.

Inicialmente suspeitavam que era benigno, mas só teriam a certeza quando estivessem a operar, o que aconteceu três dias depois dessa ressonância. Apesar de ter vivido durante anos o papel de uma médica na ficção, ver-se no papel – real – de paciente não foi fácil. “A minha mãe deu-me contas de rosário, um amigo meu deu-me um animal em peluche para me acompanhar na cirurgia”.

O tumor, benigno, tinha mais de 5 centímetros (do tamanho “de um limão pequeno”) e deu-lhe sintomas como inchaço, dores agudas de cabeça, sensação de exaustão, perda da perceção de profundidade, além das dificuldades cognitivas.

“Foi louco. Toda a situação era tão esmagadora, e eu estava tão aliviada por saber que havia algo errado, que não era apenas a minha imaginação e que os meus instintos estavam corretos”, salientou.

Depois sentiu-se aliviada por ter sido tratada por uma equipa de profissionais excelente, com “os cirurgiões mais espetaculares do mundo”, e por ser um tumor benigno, que foi todo removido.

“Eu adoro trabalhar no duro e fazer 800 coisas ao mesmo tempo, e esta foi uma lição realmente incrível ao submeter-me ao processo de cura. Eu fiz exatamente o que os médicos me disseram para fazer, fiz-lhes muitas perguntas quando tinha dúvidas, tive muito apoio e acabei por demorar o meu tempo”.

Kate Walsh ficou de baixa nove meses e, quando regressou ao trabalho, foi em grande. Fez um filme chamado ‘Felt’, que estreou no Festival de Cinema em Toronto recentemente, gravou o filme ‘Girls Trip’ e a série de TV ’13 Reasons Why’, além de ter feito uma peça de teatro em Nova Iorque.

“No meu mundo não é incomum trabalhar 17 horas por dia, por isso pode ser realmente desafiador, mas agora eu sei que preciso absolutamente de 7 ou 8 horas de sono. Tão básico quanto isso, foi uma grande parte da minha recuperação”, rematou.

Quanto ao facto de ter decidido falar sobre o assunto, dois anos depois do diagnóstico, disse que quer sensibilizar as pessoas para a necessidade de fazerem exames médicos anuais. E foi isso que a levou também a aderir à campanha da Cigna, juntamente com outros médicos famosos da televisão como Patrick Dempsey, Neil Patrick Harris e Donald Faison.

Veja a campanha dos ‘TV Doctors’: