Atualidade

E o primeiro meme de 2017 é … Jersey Shore

reality show norte americano “Jersey Shore” e os seus participantes são os protagonistas do primeiro meme a romper a web em 2017. E se cada filme fosse um frame de “Jersey Shore”?

Se tem ido ao Twitter e ao Tumblr nas últimas semanas, já deve ter reparado que muitas pessoas aceitaram o desafio e começaram a gerar conteúdos para alimentar esta tendência viral: associar frames da série Jersey Shore ou fotos dos participantes com títulos de filmes aleatórios e a sua data de lançamento. Segundo o Reddit’s /r/memeeconomy, uma sub plataforma que analisa quais são os memes mais populares, os do “Jersey Shore” “estão a disparar”.

Como é que tudo começou? Segundo a Know Your Meme em 17 de Dezembro de 2016, @jbiebstampon postou uma captura de imagem em que Snooki escrevia uma carta a outro participante, Sammi Sweetheart, entitulada “Letter from Birmingham Jail, Dr. Martin Luther King Jr (1963). O tweet foi partilhado 341 vezes e teve 524. A 20 de Dezembro surgia o primeiro filme, “The Notebook”.

Porquê “Jersey Shore”? Prazer proibido de milhões, foi emitido pela MTV durante 6 temporadas e retratava a vida excêntrica de 8 descentes italo americanos residentes em New Jersey. Bronzeados, com estilo duvidoso, em constantes flirts, idas ao ginásio, saídas, bebedeiras, cenas de sexo e porrada, os 8 jovens tornam-se parte da cultura pop contemporânea e de um imaginário surrealista e nonsense, tornando-os o meme perfeito.

Por muito que ainda estejam para ser discutidos os verdadeiros impactos da reality TV, o certo é que estes memes ainda vão dar que falar.