Cultura

Encontro de culturas em Ceuta

Do Porto para Mundo, a AGAVI chegou este fim de semana a Ceuta reunindo várias personalidades e entidades portuguesas e ceutís, numa celebração da multiculturalidade através da Mesa Ceuta.

Esta foi a primeira iniciativa da AGAVI além-fronteiras, inserida no programa “Do Porto para o Mundo”, apresentado em maio deste ano. O programa para as comemorações dos 600 anos da chegada dos Portugueses a Ceuta incluiu uma Convenção Internacional e um Jantar de Pátrias com doze pratos, confecionados por chefes de Portugal, do Brasil e de Espanha.

A AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade levou na bagagem o melhor que Portugal tem para oferecer ao Mundo – a sua gastronomia, o seu turismo e os seus negócios.

A primeira ação em Ceuta realizou-se com a Convenção Internacional “O Valor Económico da Cooperação Multicultural”, que se debruçou sobre alguns temas relacionados com o “Voltar a Navegar – a Nova Globalização” e “A Cultura, Os Vínculos e as Relações de Valor” e que contou com a presença do Diretor Geral do Turismo de Ceuta e do português Ricardo Diniz, navegador solitário, entre outros. Esta Convenção serviu ainda para a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a AGAVI e a Invinarte | Salazones de Ceuta, representada pelo seu presidente Keke Raggio. A Invinarte é uma associação local que tem desenvolvido um importante trabalho de campo assente na sustentabilidade e diversidade, promovendo os Salazones de Ceuta, uma técnica milenar de salgar e secar o peixe.

No final do dia, a Praça de Santiago, junto à muralha portuguesa em Ceuta, recebeu o Jantar de Pátrias, com os chefes portugueses Hélio Loureiro e Marco Gomes, o brasileiro André Portas e os ceutís Mário Silva e Daniel Zamundio, que prepararam um menu exclusivo que colocou em relevo o melhor da gastronomia dos três países. No total foram apresentados 12 pratos, harmonizados com vinhos portugueses e espanhóis. Esta festa da multiculturalidade contou ainda com a animação do grupo de fados português Alma de Coimbra e de um grupo de flamengo.

Até 2016 a AGAVI pretende levar a gastronomia, o turismo e os negócios de Portugal a diversos pontos do Mundo Português, nomeadamente Luanda, Macau e Trancoso, no Brasil.

Em novembro de 2015 é a vez de Lisboa receber uma edição alargada da Mesa. Ceuta será, com certeza, um dos participantes do evento.

Fotos: José Gageiro