Atualidade

AGAVI celebra 600 Anos da Expansão Marítima com ações em 4 continentes

O Museu World of Discoveries foi o palco escolhido para a apresentação do projeto Do Porto para o Mundo – os 600 Anos da Expansão Marítima Portuguesa, que decorreu na quarta-feira, dia 13. Esta é uma iniciativa da AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade -, que reunindo à volta de um mesmo sentimento uma série de entidades e associações, criaram um projeto que surge da necessidade de voltar a motivar a sociedade civil e os grandes agentes económicos, para que Portugal e os portugueses se reanimem à volta dos seus desígnios e identidade.

Estas ações são importantes no sentido de “revelar ao Mundo num contexto forte de globalização que sermos os primeiros não é um mero exercício de autoestima ou de orgulho de um Povo”, foi assim que António de Souza-Cardoso, presidente da instituição começou por justificar as várias ações comemorativas dos 600 Anos da Expansão Marítima Portuguesa, que serão realizadas entre junho de 2015 e junho de 2016 e que terão o seu primeiro momento precisamente com a Partida dos Portugueses para Ceuta.

O programa de comemorações anunciado vai reunir iniciativas nos 4 continentes e pretende relacionar os portugueses de ontem e de hoje, integrando uma forte componente económica, social e cultural. A AGAVI pretende relembrar que Portugal tem coisas, bens, tradições, experiências e know-how que são muito apreciados e transacionáveis em todo o mundo e que é urgente voltar à nossa rede de afetos, de vínculos, culturas e tradições para ajudar a reerguer Portugal.

António Souza-Cardoso, presidente da AGAVI
António Souza-Cardoso, presidente da AGAVI

“Sabemos que só as exportações portuguesas darão o impulso económico que permite a regeneração do nosso tecido social e o reencontro com uma sociedade mais justa e de melhor bem-estar. E é por isso, e não só pelo orgulho legítimo que devemos sentir, que merecemos comemorar esta data única, exemplar, que Camões cantou nos Lusíadas, que Fernando Pessoa projetou na Mensagem. E que cada um de nós tem que saber reanimar”, referiu o presidente da AGAVI.

Comprometendo-se com esta vontade de “cumprir Portugal” estiveram ontem, em conjunto com a instituição, várias entidades de relevo do panorama nacional que irão assinar com esta associação um protocolo de cooperação. Durante a sessão foram ainda apresentados os Comissários Júlio Magalhães, chefe Hélio Loureiro, chefe Marco Gomes, Katty Xiomara, Dália Dias, Carlos Martins e George Schnyder que, tal como o AGAVI, partilham desta vontade de reanimar Portugal.

Após a apresentação da iniciativa Do Porto para o Mundo – os 600 Anos da Expansão Marítima, seguiu-se um almoço de degustação inspirado nos Sabores do Mundo Português.

JMO_4637

Fotos: Divulgação