Lifestyle

Os sabores de Portugal à conquista de Lisboa

Nos dias 20 a 21 de novembro, a AGAVI leva a Lisboa as Mesas do Mundo, numa iniciativa que pretende voltar a levar Portugal ao Mundo com aquilo que mais nos distingue e caracteriza: os saberes e sabores nacionais

Voltar a lançar Portugal no Mundo é o propósito que tem levado a AGAVI – Associação para a Promoção da gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade a criar ações que elevem o melhor dos sabores e saberes portugueses.

É neste âmbito que surge o projeto “De Portugal para o Mundo” com uma série de iniciativas nacionais e internacionais, onde a gastronomia, Portugal e os Portugueses assumem a sua identidade e memórias. Mostram ao mundo porque são conhecidos pelas suas conquistas, sabores e afetos extraordinários.

A primeira ação acontece nos dias 20 e 21 de novembro, em Lisboa, com a edição nacional da Mesas do Mundo – Saberes de Portugal e que integra uma Convenção Internacional dedicada ao tema “O Valor Económico do Mundo Português” e dois jantares que contam com chefes nacionais e internacionais, numa troca constante de saberes e sabores.

A Convenção Internacional terá lugar no dia 20 de novembro entre as 10h e as 18h, no Auditório da Universidade Lusíada de Lisboa, seguindo-se o jantar premium às 20h30 no Restaurante Terraço do Tivoli.

No dia 21 de novembro será realizado o jantar Mesas do Mundo, a partir também das 20h30 no Restaurante Tabik.

Promover o melhor da gastronomia nacional e criar sinergias empresariais são dois pontos fundamentais na realização desta ação. Aliás, e de acordo com António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI “este projeto tem o ‘coração’ como denominador comum, um apelo simbólico para a participação naquilo que é uma convocatória de interesses, de memórias e de efeitos para que no final nos sintamos todos ‘mesários’ da mesma causa. A causa de levar Portugal ao Mundo e convocar todo o Mundo português e todos os que nele se relacionam para esta Mesa imaginária que transporta seis séculos da diáspora portuguesa”.