Atualidade

AGAVI lança futuro ligado à terra e mais saudável

Os dados foram lançados à terra esta semana, em Baião, para que a primeira Aldeia do Futuro crie raízes para crescer por todo o país, numa iniciativa ímpar da AGAVI – Associação para a promoção da gastronomia e vinhos, produtos regionais e biodiversidade.

O projeto foi apresentado na passada quarta-feira, 29 de abril, no Mosteiro de Ancede, na presença do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros Luís Campos Ferreira, que se fez acompanhar pelo embaixador da Dinamarca Michael Suhr e Emídio Gomes, presidente da CCDR-N.

O evento teve o apoio de 50 entidades que assinaram um protocolo de intenções onde se comprometem a contribuir para o sucesso do modelo Aldeia do Futuro, uma mais-valia para o país, oferecendo um novo rumo aos jovens e reavivando as zonas rurais que têm estado adormecidas mas que tanto potencial apresentam.

Baião marca a estreia de um movimento que aposta na recuperação de recursos da região combatendo a desertificação e “fuga” dos jovens valores nacionais para o estrangeiro, potenciando um estilo de vida mais saudável, com maior e melhor realização pessoal.

Para António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI, “este é um projeto que vai contaminar o país e evitar que os talentos nacionais nos abandonem. Vamos fazer com que os nossos jovens encontrem um novo futuro, através de um movimento que nos diga que a terra é nossa, é boa, não está perdida e está crescer. Acredito que vamos criar um movimento de verdadeira mudança”.

A primeira Aldeia cumprirá os três objetivos que servem de base a esta iniciativa “Semear; Germinar; Colher”, que é como quem diz: formar novos agricultores; disponibilizar um espaço rural onde possam colocar em prática os seus projetos e apoiar a distribuição dos produtos com a criação de um centro de logística, marketing e distribuição.

Após o ato protocolar, foi servido um jantar com diversas iguarias da gastronomia nacional, confecionadas pelos Chefs Hélio Loureiro e Marco Gomes e ainda por representantes dos conhecidos restaurantes de Baião Almocreve e Pensão Borges.

O acontecimento foi rematado pela festa a.gri.cul.tar, servindo de convívio entre os potenciais agricultores/empreendedores – com muita música e animação no mágico espaço onde o passado e o futuro se encontram – o Mosteiro de Ancede. Veja as fotos:

Fotos: José Gageiro