Off the record

Tiago Pinto: um homem de barba rija

Aos 27 anos, o jogador impôs-se no futebol nacional,  ao ponto de ser convocado por Fernando Santos para a seleção e ser figura de destaque nos jogos do Rio Ave.

Paulatinamente,  Tiago Pinto mostrou talento inato,  herdado pela genética,  mas potenciado com trabalho diário e a aposta do atual treinador,  em Vila do Conde, sendo considerado por muitos o melhor lateral esquerdo da atualidade.

Esta noite, terça-feira, 7 de abril, o futebolista e os colegas sobem ao relvado do estádio da Pedreira, em Braga,  para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, e o apoio dos adeptos é uma certeza.

Na concentração para o dérbi minhoto, os rioavistas receberam o povo à porta do hotel e Tiago Pinto foi, sem dúvida, um dos mais acarinhados.

Filho mais velho da antiga glória do desporto-rei nacional, João Vieira Pinto e de Carla Baía, o jovem é dono de uma simpatia contagiante, algumas vezes disfarçada pela timidez que também lhe tolda a personalidade.

Os mais próximos dizem que “tem um grande sentido de humor” ou que,  “entre amigos, é sempre dos mais animados”, como aliás se pode ver em alguns vídeos ou fotos que o colega de equipa Ukra partilha nas redes sociais.

Longe vão os tempos de menino. Tiago fez-se um belo homem e a barba rija é já imagem de marca (além de seguir uma tradição no Rio Ave, com raízes em 1984). Com 75 quilos distribuídos por 1,77 m de altura, possui porte atlético para aguentar qualquer avançado.

Casado desde 29 de junho de 2009 com Bárbara Brilhante,  o craque tem-se pautado por uma vida regrada, assente nos valores familiares somados.  Tinha apenas 21 anos quando assinou o compromisso do qual já nasceram dois filhos: Maria Paz, de dois anos, e Santiago, de três anos e meio, cujos nomes tatuou nos braços,  perpetuando um amor incondicional.

unnamed (25)

Foto: José Gageiro