Off the record

A batuta esteve nas mãos de Joana Carneiro na JMJ

Joana Carneiro, de 46 anos, foi a maestrina que dirigiu a Orquestra e Coro da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023.

Foi sob a sua batuta que, durante seis dias, se juntaram 200 vozes e 150 instrumentistas, que interpretaram cerca de 50 cânticos, incluindo o hino do encontro “Há pressa no ar”.

Tendo já participado em outras edições da JMJ mas como peregrina, teve agora a alegria de o fazer de outra forma, com o propósito de levar felicidade, inspiração e imaginação à vida das pessoas.

Sobrinha materna do fundador do CDS Adelino Amaro da Costa, uma das vítimas do acidente de Camarate, a maestrina herdou o talento e a disciplina de trabalho do seu avô paterno, um chinês de Xangai que foi maestro da ‘Big Band’ da Base nas Lajes, na ilha Terceira. Joana Carneiro nunca conheceu esse avô, que faleceu quando o seu pai, Roberto Carneiro, tinha apenas 16 anos.

Aos seis anos de idade, quando o padrinho lhe perguntou o queria no aniversário, Joana  respondeu: Uma batuta. Esse bastão profissional que recebeu, foi o seu primeiro instrumento e aquele que tem consagrado o seu talento no nosso país e além fronteiras.

Terceira dos nove filhos de Maria do Rosário e do antigo ministro da educação Roberto Carneiro, Joana casou em setembro de 2011 com o médico cirurgião José de Assunção Gonçalves de quem tem quatro filhos (três deles trigémeos).

Trabalha com orquestras do mundo inteiro: Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos e Ásia. Partilha música com profissionais de todos os continentes, orquestras sinfónicas, com coro e sem coro, Óperas e bailados. Atualmente trabalha na Ópera de Paris.

Embora tenha estudado e trabalhado em diversos lugares do mundo, esta mulher que se move num mundo essencialmente dominado por homens, tem na JMJ um significado especial pelo cariz espiritual, além da presença do Santo Padre. Uma oportunidade que, como confessou, juntam dois elementos muito importantes da sua vida: a música e a espiritualidade.

Ajudou a abrilhantar a Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023 (JMJ) que foi um sucesso, a próxima irá decorrer na Coreia do Sul em 2027.