Lifestyle

Torres Novas recupera coleção antiga de toalhas mantendo o charme de outrora

Lançada originalmente nos anos 90, a coleção Royale foi selecionada para ser o primeiro de vários relançamentos de desenhos históricos da Torres Novas, a antiga marca portuguesa de atoalhados que voltou recentemente ao mercado. Três décadas depois do seu lançamento, a Royale adapta-se às preferências do consumidor atual, mantendo o charme de outrora.

As toalhas Royale, na cor natural, assim chamada por ser a cor natural do algodão, têm uma barra de fantasia nas extremidades, com desenhos, em azul, bege ou bordeaux. O desenho das barras Royale inspira-se nas paisagens e flores de campo francesas, garantindo uma nota diferenciadora, clássica e intemporal à decoração de qualquer casa-de-banho.

Construídas em algodão da mais alta qualidade e com uma gramagem de 550 g/m2, as Royale têm uma textura extremamente suave, garantindo uma sensação de luxo. As Royale são produzidas apenas com algodão, visto que, apesar de ser um desafio de produção maior, para a Torres Novas é fulcral manter o compromisso para com a sustentabilidade ambiental, utilizando apenas matérias primas naturais, como o algodão.

Há três tamanhos disponíveis, refere um comunicado da marca: lençol (100 cm x 150 cm), toalha de rosto (50cm x 100cm) e toalha de bidé (30cm x 50cm). As toalhas Royale, disponíveis na loja online, podem ser adquiridas individualmente e não só. Um conjunto de duas peças (lençol e toalha de rosto) custa 54,98 euros, e um conjunto de três (lençol, toalha de rosto e toalha de bidé) ascende a 57,99 euros. Os envios são gratuitos para encomendas no valor mínimo de 30 euros, em Portugal e Espanha (100 euros, para o resto da Europa).

A Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas nasceu em 1845, naquela cidade do distrito de Santarém. Primeiro, centrou-se na fiação de linho, juta e algodão e na confecão de lonas de algodão. Foi crescendo e, no fim do século XIX, era das maiores empresas da indústria transformadora nacional.

Em 1972, a casa passou a fabricar toalhas de banho e outros artigos turcos, como roupões e chinelos, e virou referência na confeção de roupa de banho. Encerrou em 2011, muito devido à crise financeira de 2008, tendo sido relançada recentemente.