Atualidade

Água da torneira é de “excelente” qualidade em Portugal

Pela primeira vez, desde que existem indicadores, a água para abastecimento humano em Portugal atingiu uma percentagem de água segura na ordem dos 99%.

“Se em 1993 apenas cerca de 50 % da água poderia ser considerada segura, em 2015 o indicador água segura para Portugal continental situa-se nos 98,65 % (98,41 % em 2014), o que revela a consolidação da melhoria da qualidade da água”, pode ler-se no relatório.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) adianta que “é no interior do País, com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros, que se concentram os incumprimentos”.

No mapa nacional “só” 4 concelhos “apresentam uma percentagem de água segura inferior a 95 %” são eles os municípios de Arouca, Sever do Vouga, Trancoso e Alcácer do Sal.

O concelho do Alentejo (Alcácer do Sal) destaca-se por ter tido a pior variação negativa do país (-10,18% face ao relatório passado). Uma situação que está relacionada com as “análises em falta face ao número regulamentar”, embora isso não coloque em causa a qualidade da água para consumo, mostra que o município não está a cumprir todas as regras a que está obrigado.

Para o diretor do Departamento da Qualidade da Água da ERSAR, Luís Simas, este não tem sido um “comportamento prepositado” e por isso desculpa as autarquias que não cumprem todas as análises.

Apesar da qualidade da água ser globalmente boa existem “alguns parâmetros (alumínio, ferro, manganês, arsénio, chumbo e níquel, por exemplo) em que os máximos registados mostram que os resultados excedem, ainda que pontualmente, em muito os valores limite definidos pela legislação”, sublinha o relatório.

Nas análises feitas à saída da torneira, 2% evidenciaram altos níveis de chumbo. O valor máximo máximo obtido foi uma concentração de 374 micro-gramas por litro, quando o valor paramétrico deve ser de “apenas” 10 micro-gramas por litro.

Para Luís Simas estes valores devem ser imputados às redes domésticas, já que nas redes de distribuição “há uma prática muito regular das entidades gestoras, sempre que identificam tubagens em chumbo fazerem a sua substituição. Assim, o país, praticamente, não terá rede significativa (em termos de cumprimento) em chumbo”.

Mas para quem ainda tem na sua casa tubos da água em chumbo existem estratégias para melhorar a qualidade da água. O diretor do Departamento da Qualidade da Água da ERSAR explica que “após uma noite, antes de utilizar a água, é útil fazer uma descarga das torneiras para que não se consuma o chumbo que, entretanto, se dissolveu na água. Uma medida que ajuda a minimizar os impactos”, conclui Luís Simas.