Saúde & bem-estar

Estes objetos na casa de banho parecem limpos, mas não são

Todos sabemos que a casa de banho tem um dos ambientes favoritos dos germes e, por isso, é necessário mantê-la sempre limpa. No entanto, segundo novos estudos, alguns objetos que ali estão e que são aparentemente inofensivos podem trazer sérios riscos à saúde.

Entre os itens capazes de transmitir doenças estão toalhas molhadas estendidas e partilhadas, o sabonete e os brinquedos de borracha usados para distrair as crianças.

“O WC é um lugar bastante complicado quando o assunto é higiene. As pessoas passam muito tempo a limpar a sanita, mas seria bom se todos prestassem mais atenção à casa de banho como um todo e usassem aerossóis desinfetantes para limpá-lo”, disse à BBC John Oxford, professor emérito de virologia da Universidade Queen Mary, em Londres.

Saiba então que riscos são esses e como lidar com isso:
Patos de borracha e brinquedos
Num estudo feito pelo Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática juntamente com a Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, os pesquisadores analisaram 19 brinquedos de banheira e encontraram fungos em 58% deles.

De acordo com os pesquisadores, os micróbios nadavam dentro dos brinquedos e o líquido libertado quando os patos eram comprimidos continha “bactérias potencialmente patogénicas” em quatro dos cinco brinquedos estudados. Entre as bactérias encontradas estavam Legionella e Pseudomonas aeruginosa, frequentemente associadas a infeções hospitalares.

Os cientistas ainda comentaram que a água da torneira não costuma estimular o crescimento de bactérias, mas os polímeros de baixa qualidade nos materiais plásticos dão-lhes os nutrientes necessários para sobreviver e se proliferarem.

Fluidos corporais – como urina e suor -, bem como contaminantes e até mesmo sabão na água do banho, adicionam micróbios e nutrientes como nitrogénio e fósforo e criam salmoura para bactérias.

Por causa disso, o líder do estudo advertiu que durante o banho é preferível não esguichar água dos brinquedos no rosto de uma criança para evitar que ela entre em contacto com as bactérias.

Segundo a pesquisa, apesar de certas quantidades de bactérias ajudarem a fortalecer o sistema imunológico das crianças, elas também podem levar a infeções nos olhos, ouvidos e intestinos.

Toalhas
As toalhas podem abrigar germes. Por isso, especialistas aconselham a que não sejam partilhadas ou emprestadas a ninguém.

A orientação também serve no caso das toalhas de mão, que costumam ser deixadas na casa de banho e são usadas pelas visitas.

“Evitaria até isso. Os germes podem ficar na toalha por horas. Na verdade, uma toalha é um ótimo lugar para eles ficarem, já que é uma atmosfera húmida e propícia. O meu conselho seria usar toalhas de papel descartáveis ou então toalhas individuais”, afirmou Oxford.

Sabonete
O propósito do sabonete é limpar as mãos e o corpo, mas, por incrível que pareça, esse item não está livre de germes. Segundo Oxford, as bactérias podem ficar no sabonete e passar de pessoa para pessoa.

“A casa de banho é o lugar ideal para um vírus permanecer e se espalhar pelos moradores da casa”, disse.

Por causa disso, o professor aconselhou que as pessoas dêem preferência ao uso de sabonetes líquidos para reduzir os riscos. O Instituto Nacional de Saúde britânico também recomendou que equipas de saúde pública usem sabão líquido e água morna para lavar as mãos.

Fotos: Instagram/no1homedesign