Saúde & bem-estar

Medidas do Novo Estado de Emergência a partir das 00h de segunda-feira

O primeiro-ministro falou ao país, este sábado à noite, para anunciar as novas medidas do Estado de Emergência. Estão em vigor a partir das 00h desta segunda-feira, dia 9 de novembro, até às 23h59 de 23 deste mês.

Entre estas medidas está, por exemplo, o recolhimento obrigatório durante a noite e durante parte dos dois próximos fins de semana nos concelhos de maior risco. O país regista um total acumulado de 173.540 infetados.

Recolher obrigatório à noite e nos fins de semana nos concelhos mais afetados pela Covid-19. O recolher obrigatório durante a semana à noite e aos fins de semana nos 121 concelhos mais afetados é uma das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, para o estado de emergência, que entra em vigor esta segunda-feira, dia 9, para combater a pandemia do novo coronavírus.

AS MEDIDAS DO ESTADO DE EMERGÊNCIA:
1. Controlo de temperatura corporal

No acesso a:

Locais de trabalho
Estabelecimentos de ensino
Meios de transporte
Espaços comerciais, culturais e desportivos
O primeiro-ministro assegura que não está a ser considerado nenhum encerramento das escolas, salientando que o Governo pretende preservar o direito a estudar e a trabalhar, pelo que concentra as medidas mais restritivas ao fim de semana.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Conheça em detalhe as medidas do novo Estado de Emergência aprovadas pelo @gov_pt em ➡️ covid19estamoson.gov.pt #COVID19 #EstamosON

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt) a

As medidas são:

Limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos, entre as 23 horas e as 5 horas, exceto se estiver a trabalhar, regressar a casa ou emergências, entre outros;
Limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos ao fim de semana a partir das 13 horas, exceto se estiver a trabalhar, regressar a casa ou emergências, entre outros;
Controlo de temperatura corporal no acesso a locais de trabalho, estabelecimentos de ensino, meios de transporte, espaços comerciais, culturais e desportivos;
Testes de diagnóstico em: estabelecimentos de saúde, lares, estabelecimentos de ensino, entrada e saída de território continental; estabelecimentos prisionais e outros locais, por determinação da DGS;
Utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privado e social;
Mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreio: trabalhadores em isolamento profilático, trabalhadores de grupos de risco, professores sem componente letiva, militares das Forças Armadas.

2. Testes de diagnóstico

Estabelecimentos de saúde
Lares
Estabelecimentos de ensino
Entrada e saída de território continental, por via aérea ou marítima
Estabelecimentos prisionais
Outros locais, por determinação da DGS
António Costa precisou que uma das medidas é a “possibilidade da realização de testes de diagnóstico no acesso a um conjunto de espaços e ou instituições”, nomeadamente testes antigénios, de caráter mais rápido.

3. Utilização de estabelecimentos de saúde dos setores privado e social

4. Mobilização de recursos humanos para reforço da capacidade de rastreio

Trabalhadores em isolamento profilático
Trabalhadores de grupos de risco
Professores sem componente letiva
Militares das Forças Armadas

5. Limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos, entre as 23h e as 5h

6. Limitação de circulação na via pública nos 121 concelhos, ao fim-de-semana a partir das 13h até às 5h do dia seguinte

Nos próximos dois fins de semana, o comércio terá de encerrar a partir das 13h e os restaurantes só poderão funcionar em take away e entrega de refeições ao domicílio. No entanto, o serviço de take away só poderá estar disponível até às 13h.

O primeiro-ministro, António Costa, disse que o incumprimento do recolher obrigatório não é “uma questão penal”, mas garantiu que os cidadãos que não o cumprirem serão conduzidos pelas autoridades às suas residências.Durante a conferência de imprensa o primeiro-ministro defendeu que deve ser feito “tudo” para controlar a pandemia da covid-19, afirmando que as medidas tomadas até agora e os comportamentos não têm sido suficientes.

“Não podemos ter a menor dúvida de que tudo há que fazer para controlar a pandemia”

António Costa justificou a novas medidas com os números da covid-19 em Portugal.

Sobre a limitação da circulação, o chefe de Governo disse:

“Temos a nítida noção de que o convívio social tem um contributo muito importante para a disseminação” do contágio e que a propagação se desenvolve no período pós laboral.

CONCELHOS COM RISCO ELEVADO
Há 121 concelhos de Portugal Continental que estão em confinamento parcial desde a semana passada, seguindo o critério de terem “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias” ou em função da proximidade com um outro município nessa situação.

A lista de concelhos será atualizada a cada 15 dias. A próxima revisão será realizada na quinta-feira.

Alcácer do Sal, Alcochete, Alenquer, Alfândega da Fé, Alijó, Almada, Amadora, Amarante, Amares, Arouca, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Azambuja, Baião, Barcelos, Barreiro, Batalha, Beja, Belmonte, Benavente, Borba, Braga, Bragança, Cabeceiras de Basto, Cadaval, Caminha, Cartaxo, Cascais, Castelo Branco, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Chamusca, Chaves, Cinfães, Constância, Covilhã, Espinho, Esposende, Estremoz, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Fornos de Algodres, Fundão, Gondomar, Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, Lisboa, Loures, Lousada, Macedo de Cavaleiros, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mesão Frio, Mogadouro, Moimenta da Beira, Moita, Mondim de Basto, Montijo, Murça, Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Oliveira de Frades, Ovar, Paços de Ferreira, Palmela, Paredes de Coura, Paredes, Penacova, Penafiel, Peso da Régua, Pinhel, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Varzim, Póvoa do Lanhoso, Redondo, Ribeira da Pena, Rio Maior, Sabrosa, Santa Comba Dão, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santarém, Santo Tirso, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João da Pesqueira, Sardoal, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sever do Vouga, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tabuaço, Tondela, Trancoso, Trofa, Vale da Cambra, Valença, Valongo, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Flor, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Vila Velha de Ródão, Vila Verde, Vila Viçosa e Vizela.

CONTRATUALIZADAS 116 CAMAS PARA DOENTES COVID AOS HOSPITAIS PRIVADOS NO NORTE
O Estado, através da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), já contratualizou com os setores privado e social a utilização de 116 camas hospitalares para tratar doentes covid, adiantou o primeiro-ministro.

A utilização, “preferencialmente por acordo”, de camas hospitalares do setor privado e social é uma das medidas.

“Neste momento, por acordo, já temos só para doentes covid 116 camas contratadas na ARS-N, com o Hospital Fernando Pessoa, com o Hospital da Trofa, com a CUF Porto e ainda com a União das Misericórdias Portuguesas”, disse o primeiro-ministro.

PORTUGAL COM MAIS 56 MORTES E NOVO MÁXIMO DE 6.640 INFEÇÕES DE COVID-19
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou no boletim diário desta sábado que há mais 56 mortes e 6.640 novos casos de Covid-19 em Portugal. No total, o país regista 2.848 vítimas mortais e 173.540 infetados pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas estão mais 26 doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos, totalizando 366.

Em relação aos internamentos em enfermaria estão 2.420 pessoas internadas, menos cinco do que na sexta-feira.

A DGS revela que estão ativos 72.945 casos de infeção, mais 2.591 do que na sexta-feira. Também nas últimas 24 horas foram dados como recuperadas 3.993 pessoas, num total de 97.747 desde o início da pandemia.

As autoridades de saúde têm agora sob vigilância 11.661 pessoas, mais 91.350 que nas últimas 24 horas.