Cultura

Um Mundo: Juntos em Casa – Live Aid junta estrelas para apoiar profissionais da saúde

O Live Aid “One World: Together at home” (“Um Mundo: Juntos em Casa”), que juntou na madrugada deste sábado algumas das maiores estrelas mundiais para apoiar os profissionais da saúde contra o coronavírus e foi transmitido pelas três principais cadeias de televisão norte-americanas, estações de TV de todo o mundo e online pelo Youtube, Twitter, Facebook, Instagram, Apple, Amazon, Twitch, Bloomberg, teve a apresentação dos comediantes Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert.

O concerto organizado por Lady Gaga, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), juntou nomes como Rolling Stones, Elton Jonh, Stevie Wonder, Taylor Swift , Billie Joe Armstrong, Annie Lennox, Eddie Vedder ou Jennifer Lopez entre outros, nas suas casas.

O espetáculo começou com Lady Gaga, ao piano. ‘Smile’, de Charlie Chaplin, foi a canção escolhida para o arranque, depois de um discurso de agradecimento aos profissionais de saúde que lutam contra a covid-19.

Shawn Mendes e a namorada Camila Cabello protagonizaram um dueto ao piano com a música ‘What a Wonderful World’, de Louis Armstrong, num dos momentos mais intimistas da noite.

Destaque para os Rolling Stones, que se apresentaram cada um em sua casa com o clássico “You Can’t Always Get What You Want”. Sem bateria, Charlie Watts improvisou com uma imaginária.

Ao longo da noite, enumeras personalidades – como o presidente da OMS, Tedros Adhanom, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, Melinda e Bill Gates, duas ex-primeiras damas dos EUA, Michelle Obama e Laura Bush, Oprah Winfrey ou o casal Beckham – foram partilhando os seus testemunhos e agradecendo ao pessoal do setor da saúde, aos professores, funcionários de supermercados e outros trabalhadores essenciais ao bom funcionamento da sociedade.

Ao contrário de outros espetáculos, não foi pedido aos espetadores que contribuíssem com dinheiro, no entanto, antes do evento ter começado, já tinham sido angariados mais de 45 milhões de euros, nove milhões dos quais doados por Tim Cook, CEO da Apple. No final foram angariados 127,9 milhões de dólares, anunciou a organização.

O concerto terminou com Lady Gaga, Celine Dion, Andrea Bocelli e John Legend a cantarem juntos “The Prayer”.