Atualidade

Conheça famosos que fizeram doações para o combate ao Covid-19 e bata-lhes palmas

A pandemia do novo coronavírus tem mostrando o lado solidário de várias celebridades em todo mundo. Muitos famosos estão a fazer doações para ajudar as equipas médicas no combate contra o Covid-19 ou para fundos que auxiliam trabalhadores que ficarão sem emprego durante a quarentena. Estas pessoas marcam a diferença e nunca é demais enaltecê-las. Conheça algumas:

Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes foram os portugueses que mais uma vez mostraram o lado solidário com doações preciosas aos nossos hospitais.

O ator e modelo português Afonso Vilela arregaçou as mangas e associou-se à Humanitave para confecionar e entregar refeições a famílias carenciadas.

O chef Marco Gomes é um dos chefs que está a fornecer refeições às instituições que estão na linha da frente contra o Covid-19.

Frederico Varandas e Francisco Rodrigues dos Santos juntaram-se ao exército para servir o país.

A conhecida relações públicas Ângela Teixeira pôs as suas competências ao serviço do país, fazendo a ponte entre as necessidades e a forma de as colmatar. Com uma vasta lista de contactos tem conseguindo desbloquear situações para dar seguimento a várias iniciativas.

Luís Onofre, o famoso designer de sapatos e presidente da APICCAPS, meteu mãos à obra e no anonimato, tem sido precioso ao fabricar material de proteção para ajudar nesta pandemia.

Várias empresas de calçado de Felgueiras, Oliveira e Azemeis e S. João da Madeira estão a substituir, temporariamente, a produção de calçado pelo fabrico de máscaras. O objetivo passa por doar esses equipamentos técnicos para profissionais da área e saúde e lares.

A família do líder dos Super Dragões tem sido incansável nesta luta. Fernando e Sandra Madureira cederam a sua Oporto Boutique Guest House para servir de alojamento aos profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Por outro lado, a claque afeta ao FC Porto está a ajudar idosos e famílias com crianças da área metropolitana do Grande Porto, Braga e Famalicão, em isolamento por causa do Covid-19, com bens essenciais.

O pasteleiro Marco Costa fez um bolo com o desenho do arco-íris para agradecer aos profissionais de saúde. Mostrando-se determinado em ajudar, lançou um desafio a todos os que possam fazer o mesmo, para “oferecer ao hospital mais próximo ou a alguém por quem tenham um carinho especial”.

Lá fora a classe artística tem dado o exemplo. Veja alguns casos:

Rihanna doou 5 milhões de dólares. A quantia foi destinada à ONG Clara Lionel Foundation, da qual ela é uma das fundadoras, e será e entregue à Organização Mundial da Saúde.

A brasileira Xuxa Meneghel anunciou que a empresa de estética da qual é sócia vai doar 1 milhão de reais para ajudar SUS (Sistema Único de Saúde) na contenção do coronavírus.

Lionel Messi e Pep Guardiola doaram mais de 1 milhão de dólares cada um, para o combate da doença na Espanha.

A jovem Kylie Jenner também fez uma doação milionária para as equipes médicas dos Estados Unidos conseguirem mais máscaras e equipamentos de proteção.

Roger Federer doou mais de 1 milhão de francos suíços para as famílias mais vulneráveis na Suíça. “A nossa contribuição é apenas um começo e espero que outros também se juntem a nós para ajudar mais famílias necessitadas. Juntos podemos superar essa crise! Fiquem com saúde!”, escreveu o tenista nas redes sociais.

O fundo que gere a fortuna de Michael Jackson anunciou uma doação de 100 mil dólares para três organizações: Square Food Bank, Broadway Cares e MusiCares, as duas últimas relacionados ao mundo artístico, bastante afetado pelas paralisações.

Mark Zuckerberg foi um dos primeiros a fazer uma doação. O CEO do Facebook doou 20 milhões de dólares para combater o coronavírus.

A cantora Ariana Grande, segundo o PageSix, está a ajudar secretamente alguns dos seus fãs que estão com dificuldades financeiras. De acordo com o site, está a enviar entre 500 e 1.000 dólares aos que estão desempregados devido à quarentena provocada pelo vírus.

Os atores Ryan Reynolds, Bryan Cranston e Aaron Paul, também estão atentos e solidários.

Angelina Jolie doou 1 milhão de dólares para a No Kid Hungry, organização que distribui mantimentos para que as comunidades possam ajudar a alimentar crianças que dependiam da merenda escolar para comer. “Esta semana, mais de um bilhão de crianças estão fora da escola ao redor do mundo por conta do encerramento após o coronavírus. Muitas crianças dependem dos cuidados e da nutrição que recebem nas horas escolares”, disse a atriz à revista People.

Shawn Mendes doou através da sua fundaçao US$ 175 mil, para a prevenção do novo coronavírus em Toronto, a sua cidade natal. No Instagram, o cantor ainda revelou que todas as doações de abril serão feitas para a mesma causa, pelo Canadá e todo o mundo.

Arnold Schwarzenegger fez uma doação de 1 milhão de dólares para um fundo destinado a comprar suprimentos essenciais para médicos e cientistas que combatem o coronavírus. A atriz Gwyneth Paltrow ajudou o ator e acrescentou 100 mil dólares no fundo.

Ser solidário significa ter empatia pela condição do outro e colaborar ativamente para que haja uma transformação da realidade. O combate ao coronavírus está a estimular diversas ações de união com grandes e pequenos gestos e redes de apoio entre vizinhos. Juntos somos mais fortes!

Fotos: Reprodução redes sociais