Atualidade

Desvendado segredo do local onde se casarão Meghan e Harry que nem a Rainha sabia

O casamento do ano decorrerá a 19 de maio no Castelo de Windsor, altura em que todos os olhos do mundo estarão postos naquela localidade do condado de Berskhire.

Mas nem sempre foi assim. O castelo passava tão despercebido que, por isso mesmo, foi o escolhido para se esconder lá as jóias da coroa da família real britânica, que pesa 1,28 kg, durante a Segunda Guerra Mundial.

Algo que a própria Rainha Isabel II nem sabia. Isso mesmo foi revelado num novo documentário da BBC transmitido no domingo no Reino Unido.

Por ordens do rei George VI, as pedras preciosas ficaram dentro de uma lata de biscoitos e enterradas sob uma porta de armadilha do castelo, uma saída secreta usada em tempos de emergência.

Foi cavado um buraco e depois tapado para escondê-lo dos bombardeiros inimigos. A porta de armadilha usada para aceder à área secreta, onde a caixa de lata estava escondida, ainda existe hoje em dia.

As jóias, incluindo o Ruby do Príncipe Negro da Coroa Estadual Imperial, foram levadas de Londres para Berkshire durante a guerra, por medo de caírem nas mãos nazis em caso de invasão.

O documentário ‘The Coronation’ mostra inclusive o momento em que a monarca – que sabia da história geral mas não dos detalhes – descobriu tudo através da voz do comentador real Alastair Bruce.

“O que foi tão adorável foi que a Rainha não tinha conhecimento disso. Dizer-lhe pareceu estranho”, revelou Bruce ao ‘The Times’.

Isto tudo numa altura em que o príncipe William – apontado como o padrinho do irmão no casamento – revelou que ainda não foi convidado para esse cargo.

“Ele ainda não me perguntou [se quero ser padrinho], só para deixar claro”, afirmou o duque de Cambridge num evento que teve. “Pode ser um assunto delicado”, acrescentou, entre risos.

“A relação com o meu irmão tem sido mais próxima por causa das situações por que temos passado. Perder a nossa mãe muito novos ajudou-nos a percorrer esse caminho difícil juntos”, disse ainda, provando assim que é o nome mais que provável para ser padrinho de Harry, tal como este foi no seu casamento com Kate Middleton.

Outro dos assuntos abordado foi o facto de a final da Taça de Inglaterra se realizar no mesmo dia que o casamento real. É que William é presidente da Football Association e entrega a taça ao vencedor.

“Ainda estou a trabalhar nisso. Vamos ver o que consigo fazer”, sublinhou William, respondendo à pergunta do futebolista Rio Ferdinand.

Quanto aos noivos, preparam-se para receber o afeto dos populares de Cardiff, quando lá estiverem dia 18 para conhecer “algumas das ricas culturas e património do País de Gales e para ver um exemplo de como as organizações estão a trabalhar em comunidades em todo o país”.

Pouco afeto por Meghan Markle tem a antiga deputada conservadora de direita, Ann Widdecombe, de 70 anos. Atualmente concorrente do reality show ‘Celebrity Big Brother’, disse no programa: “Penso que ela dá problemas […] pelo passado, pela atitude. Preocupo-me.”

Uma outra concorrente acrescentou: “Ela é mais velha que ele, já foi casada antes…”

Ao que Widdecombe concordou: “Sim. Já vivi o mesmo e não sou nada fácil”.

Escusado será dizer que a ex-deputada de Tony Blair foi arrasada nas redes sociais e apelidada de “racista”.

Imagens: Facebook