Saúde & bem-estar

Quer saber se está doente? Veja a sua língua

Não é algo que estejamos propriamente atentos, mas devíamos. É que a língua, por ser uma região sensível do nosso corpo, denuncia logo qualquer desequilíbrio.

No geral, a versão saudável é rosada, viçosa e brilhante. Em contrapartida, a presença de tremores, inchaço, marcas de dentes ou cor alterada demonstra problemas.

Há por isso que levar esses sinais em consideração para servir como um alerta do organismo de que algo de errado está a acontecer.

1. MARCAS ESBRANQUIÇADAS
Pode indicar a existência de toxinas no estômago ou intestino. A causa? Em geral, má digestão ou digestão incompleta dos alimentos. Também pode ser sinal de acumulação de muco. Neste caso, evite leite e derivados, e invista em comidas leves.

2. TOM AMARELADO
Aponta para o excesso de bílis na vesícula biliar ou que o fígado não anda a trabalhar muito bem. Na dúvida, converse com o seu médico.

3. APARÊNCIA AZULADA
Alerta: o seu coração pode estar a correr perigo. Procure rapidamente um cardiologista.

4. LESÕES
Caroços irregulares, úlceras e feridas por mais de seis semanas são preocupantes. Há risco de infeções, inflamações ou até mesmo cancro. Por isso, devem sempre ser avaliadas por um profissional. Exames complementares (de sangue e até biópsias) podem ser necessários.

5. PALIDEZ
Sinal de anemia. Se a suspeita se confirmar, aposte em alimentos ricos em ferro, magnésio e zinco. Os vegetais de cor verde-escura devem fazer parte do cardápio.

6. ONDULAÇÕES
Isso acontece porque a língua está inchada e começa a ganhar as marcas dos dentes. Pode apontar para desidratação, alergias ou ATM (disfunção temporomandibular).

7. INCHAÇO OU VERMELHIDÃO
Essas características indicam possível falta de vitaminas, como ácido fólico ou vitamina B-12.