Atualidade

Estado de saúde do presidente de Angola gera incertezas e preocupação

O estado de saúde de José Eduardo dos Santos, de 74 anos, está a causar preocupação entre os principais dirigentes do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), segundo o ‘Maka Angola’.

Não existe uma informação oficial sobre o agravamento do estado de José Eduardo dos Santos, que se encontra alegadamente fora do país de origem, mas correm já vários rumores de que a sua situação clínica é bastante grave. O político poderá estar em Barcelona, Espanha, local onde tem feito regularmente tratamentos médicos.

O ‘Maka Angola’ afirma ter informações fidedignas acerca de uma viagem de emergência feita pelo presidente, que terá abandonado Luanda na noite de 1 de maio na companhia da mulher, a primeira-dama Ana Paula dos Santos, do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança, o general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, e do chefe adjunto da Unidade de Segurança Presidencial (USP), Kubanza.

O político português João Soares usou as redes sociais esta quinta-feira, 11 de maio, para falar sobre o alegado agravamento do estado de saúde de José Eduardo dos Santos.

“Tenho estado a receber de Angola, desde há uma ou duas horas, mensagens sobre a gravíssima situação de saúde em que estaria, em Barcelona, José Eduardo dos Santos. Há também noticias, nomeadamente no ‘Maka Angola’, sobre grande apreensão entre os principais dirigentes do MPLA quanto a um possível falecimento de José Eduardo dos Santos”, começou por escrever João Soares.

“Quero sublinhar aqui, com a maior sinceridade, espero que as notícias sobre a morte de José Eduardo dos Santos sejam falsas. Espero que possa restabelecer-se e assistir a uma transição pacifica, e democrática, de poder na sua terra, Angola. Far-lhe-ia seguramente bem a ele, se ainda for a tempo, e sobretudo aos angolanos e a Angola. A liberdade e a democracia são remédio para as piores maleitas”, pode ler-se no texto do ex-ministro da Cultura.

Também José Milhazes, um conhecido jornalista e historiador português, escreveu nas redes sociais que “já corre o boato de que [José Eduardo dos Santos] morreu!”.

Recorde-se que o presidente angolano está no poder desde 1979. A 11 de março de 2016 anunciou que deixará a vida política ativa em 2018, ano em que completará 76 anos.

Fotos: Redes sociais