Off the record

Helton: ‘A Baliza é Tua’… para sempre

São 39 anos de vida, 20 dos quais a defender balizas ao mais alto nível. Nos últimos cinco ainda juntou a isso o projeto ‘A Baliza é Tua’, uma espécie de férias desportivas destinadas a jovens aspirantes a guarda-redes, onde O brasileiro passa um pouco da sua arte a quem está interessado em aprender com ele.

E são muitos. Neste ano, a 5.ª edição superou ligeiramente as 30 candidaturas inicialmente previstas e as inscrições encerraram no mesmo dia em que abriram. Nada mais nada menos do que o confirmar da evidência de que Helton continua com o estatuto intacto, apesar do ano que esteve sem jogar, pela primeira vez desde que iniciou a carreira de futebolista.

A energia e dedicação que meteu neste projeto e os afetos que recebeu em troca transformaram-se em lágrimas de alegria. Na cerimónia de encerramento em Vila Nova de Gaia, onde decorreu todo o clinic de guarda-redes, Helton foi surpreendido por um vídeo com uma aluna a pedir-lhe que voltasse aos relvados. As lágrimas caíram-lhe involuntariamente pelo rosto, mas foram amparadas pelas manifestações de carinho e um estrondoso aplauso que lhe foi prestado por pais, aprendizes e staff presentes no evento.

O brasileiro não sabe se vai poder corresponder ao pedido. É mais certo, isso sim, que venha a abraçar a 6.ª edição de ‘A Baliza é Tua’. “Se Deus quiser, se reunir as condições que os miúdos merecem, estou disposto a encarar esse desafio”, diz à Move Notícias.

Após 11 anos consecutivos a defender a baliza do Futebol Clube do Porto, grande parte deles como capitão, Helton foi dispensado no verão passado. Por isso e pela forma como se emocionou nesta festa de enceramento da 5.ª edição da sua escola de guarda-redes, pareceu mesmo que se estava a despedir definitivamente dos relvados.

Isso só o futuro dirá. Independentemente do que decidir fazer, sabe que não estará sozinho. Casado e pais de três filhos rapazes, tem na família um porto de abrigo: “Se eu digo que vou para o lado direito, eles estão comigo. Se vou para o lado esquerdo, também. Se mudo de direção a meio do caminho, continuam do meu lado. É muito bom sentir isso.”

Helton tem também uma legião de amigos e fãs dispostos a ajudá-lo em todos os projetos. Se não voltar aos relvados, atividade também não lhe faltará. Até ao próximo verão e à nova edição de ‘A Baliza é Tua’, haverá mais níveis para superar no curso de treinador, que já começou a tirar, e a música na H1 Music Band.

“Trabalhar com crianças é muito motivante. Já a música, a música é terapia, sempre foi. Não faço nada sem música”, reconhece.

Helton terá sempre o Porto. Tanto que já nem equaciona voltar ao Brasil: “Eu quero muito ficar o resto da minha vida aqui. Já pensei nisso. Já conversei. Neste momento é a minha ideia. Vamos ver o que o futuro me reserva.”

A educação dos três filhos também o fazem pensar assim. O guarda-redes procura retribuir a dedicação, empenho e apoio que sempre recebeu deles. Helton Riquelme, por exemplo, participou neste projeto mais recente, a recolher imagens de vídeo através de drone. “Pensei que não ia dar conta do recado, mas depois fiquei muito feliz. Ele está a fazer tudo o que preciso e até mais”, contou Helton com um brilho nos olhos.

O produto final que o filho ajudou a produzir foi projetado no fim e mostrou que o pai tinha razão para estar orgulhoso. Das imagens saiu outra certeza: ‘A Baliza é Tua’, Helton. Para sempre.