Atualidade

José Carlos Malato estreia-se como comentador no Festival da Eurovisão

O apresentador da RTP enfrenta em maio um novo desafio profissional. José Carlos Malato vai ser o comentador do canal público para o Festival da Eurovisão, que decorre na segunda semana do próximo mês em Kiev, Ucrânia.

A escolha foi conhecida há instantes, esta quinta-feira. Malato é um admirador dos Festivais da Canção e da Eurovisão, sendo também fã assumido da música de Salvador Sobral, ‘Amar Pelos Dois’, que nos irá representar na competição.

Apesar de ser uma estreia como comentador no formato europeu, não é a primeira vez que José Carlos Malato surge no ‘mundo’ do Festival. Em 2014 apresentou as finais nacionais com Sílvia Alberto, no ano seguinte conduziu a segunda semifinal do Festival da Canção – igualmente com a Sílvia -, e este ano fez parceria com Sónia Araújo numa das semifinais.

Está ainda por esclarecer se a cara da RTP vai estar sozinha nos comentários aos três espetáculos eurovisivos (9, 11 e 13 de maio). No ano passado Hélder Reis contou com a opinião profissional de Ramón Galarza.

_CL_2119

Malato atravessa assim uma fase profissional mais preenchida, depois de ter estado algum tempo afastado do pequeno ecrã. Esta semana esteve a assistir ao desfile de Fátima Lopes, que teve lugar no Pestana Palace, e, tal como tem acontecido noutros eventos, escolheu como companhia o amigo João Caçador.

Visivelmente mais magro, o anfitrião de ‘A Minha Mãe Cozinha Melhor do Que a Tua’ mostrou estar em forma nos seus “98 quilos”, confessando sentir-se “ótimo após a cirurgia realizada há dois anos” para perder peso.

Aos 53 anos, José Carlos Malato assume que tem um novo olhar sobre a vida: “Estou numa ótima fase”.

“A imagem e a forma como tu te sentes e te vestes, te apresentas e sobretudo como os outros olham para ti, mudou o relacionamento dos outros para comigo. E isso tem aspetos positivos e negativos, mas de facto significa que a imagem conta muito, muito mais do que aquilo que eu imaginava”, referiu o apresentador que não nega ter adquirido uma maior autoestima.

Esta mudança física também fez com que sentisse alterações no comportamento de algumas pessoas para consigo, o que o “entristece um bocadinho”, pois submeteu-se à cirurgia por questões de saúde após a indicação da sua cardiologista, “e não por questões estéticas”. No entanto, Malato não esconde o contentamento por ter perdido 42 quilos “e sobretudo por ter ganho melhorias na saúde”.

Fotos: César Lomba