Atualidade

Vídeo – Twitter de Caetano valeu mais do que ‘caneco’ para Savador Sobral

Portugal fez história este sábado, 13 de maio. Em 49 participações, esta foi a primeira vez que Portugal ganhou o Festival da Eurovisão. A vitória aconteceu com Salvador Sobral a cantar o tema “Amar pelos dois” escrito pela irmã, Luísa Sobral.

Já com o símbolo da vitória nas mãos, o músico português, de 27 anos, agradeceu o apoio recebido e mostrou-se emocionado quando confessou que havia uma coisa que valia “1000 vezes mais” do que o troféu da Eurovisão. Salvador referia-se ao vídeo de apoio publicado por Caetano Veloso nas rede sociais, pouco tempo antes de se saberem os resultados do concurso: “O Caetano Veloso fez um vídeo a dizer que queria que eu ganhasse a Eurovisão. Esse vídeo vale mil vezes mais mais do que essa coisa”.

“Eu quero que o Salvador Sobral ganhe o festival da Eurovisão. Ele é bom demais”, disse o cantor brasileiro na gravação. Veja o vídeo:

“Acho que é uma boa vitória para a música em geral. Sei que estas coisas são muito efémeras, amanhã já ninguém se lembra, mas sinto que é um bom passo as pessoas terem gostado desta música que tem tanto conteúdo emocional, lírico e melódico”, disse Salvador Sobral nas entrevistas que se seguiram, mostrando mais uma vez o seu apego à arte e a sua personalidade despretensiosa e pouco exuberante.

Recorde-se que Portugal regressou à Eurovisão com a canção “Amar pelos dois”, após um ano de ausência, onde se estreou em 1964. A melhor classificação portuguesa no concurso foi um sexto lugar em 1996, com a canção “O meu coração não tem cor”, interpretada por Lúcia Moniz. Salvador garantiu o apuramento de Portugal para a final, a 9 de maio, tendo sido o quinto mais votado da semifinal.

A delegação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção venceu ainda dois prémios extra-concurso da Eurovisão: os Marcel Bezençon Awards.

O prémio artístico – distinção atribuída pelos comentadores – foi concedido a Salvador Sobral pela interpretação de “Amar pelos Dois”, e Luísa Sobral foi nomeada pelos compositores dos outros países concorrentes como a autora da melhor composição em competição.