Atualidade

Salvador Sobral: “Houve momentos em que sentia que me prostituía por estar na Eurovisão”

O cantor, de 27 anos, regressou esta tarde a Portugal, após ter conquistado o primeiro lugar no célebre concurso musical europeu.

Apesar do notório cansaço, Salvador Sobral respondeu com o habitual humor às perguntas dos jornalistas, durante a conferência de imprensa realizada no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Num tom mais sério, o músico confessou ter pensado que não deveria estar no festival. “Houve momentos em que sentia que me prostituía por estar na Eurovisão, porque não tinha nada a ver com aquilo”, afirmou.

Recorde-se que Salvador e a irmã Luísa Sobral, que escreveu a letra de “Amar Pelos Dois”, música que representou Portugal no concurso, já tinham referido que nunca foram fãs da Eurovisão.

No entanto, Salvador Sobral disse ter percebido que valia a pena transmitir a mensagem de “Amar Pelos Dois”, e que iria ser essa a sua missão no concurso. “Se podemos ajudar de alguma forma a música portuguesa eu fico feliz”, declarou.

O vencedor do festival espera que a vitória ajude a cultura portuguesa, já que “o turismo vai de certeza ajudar”, uma que o concurso será realizado em Portugal no próximo ano.

Salvador Sobral recusa o estatuto de herói e deseja apenas “ser feliz a tocar”. O músico disse que não gostava de grandes multidões, apesar de agradecer o carinho que as pessoas têm demonstrado.

“É um bocado stressante para mim as pessoas com as suas armas tecnológicas, que sentem que têm o direito de chegar e tirar fotografias quando estamos a comer ou a dormir”, desabafou. “Gosto quando as pessoas me dizem que gostam da canção e tal, mas os telemóveis hoje em dia e as fotos são coisas que me deixam triste e invadem o meu espaço”, explicou.

Em relação aos concorrentes que não cantaram a língua do seu país, a cantora Luísa Sobral afirmou que não os criticava, pois a própria também escreve músicas tanto em português como inglês.

“Acho que quando vamos estar a representar o nosso país e a nossa língua, pensei que só fazia sentido para mim ser em português. Mas não tenho nada contra [em relação a quem não faz o mesmo], e não acho que só se devam mostrar coisas em português”, declarou a autora da música vencedora, que considera mais importante o intérprete perceber “aquilo que está a cantar, porque senão a mensagem não passa”.

Os irmãos Sobral já decidiram o que fazer aos troféus recebidos na Eurovisão. “Nós recebemos dois prémios, um grande e um pequeno. O grande vai para casa dos nossos pais, e o pequenino nós demos à RTP”, revelou Salvador Sobral.

Luísa Sobral ainda agradeceu à estação pública pelo apoio e paciência que teve para com os dois artistas. “Nunca nos pediram para mudar alguma coisa, adaptaram-se sempre aquilo que nós eramos no início”, afirmou. “[A RTP] foi como uma família e foi incrível isso, porque às vezes nós, os artistas, temos essa ideia da televisão, que nos tenta moldar, mas isso não aconteceu”, acrescentou.

Ao deixarem o aeroporto, os irmãos foram apanhados de surpresa pela receção de duas a três mil pessoas, que os esperavam e os aplaudiam, gritando “Portugal!”. Veja as imagens:

Fotos: César Lomba