Atualidade

Domingo de chuva e neve deixa 11 distritos em alerta amarelo

Hoje não será um bom dia para passear pois este é marcado por “situações de risco para determinadas atividades”, o que caracteriza o aviso amarelo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). São 11 os distritos que estão em alerta.

A Guarda está sob aviso amarelo até ao final do dia deste domingo, 26 de março, devido à possibilidade da queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Já nos distritos de Setúbal, Beja e Faro preveem-se ventos fortes que poderão ir até aos 90 quilómetros por hora.

Os restantes distritos estão sob aviso amarelo devido à possibilidade de aguaceiros, que poderão ser fortes em alguns desses locais, e também acompanhados por queda de granizo e até mesmo trovoadas.

Viana do Castelo, Viseu, Vila Real, Aveiro, Porto, Braga e Bragança não se encontram hoje sob qualquer aviso amarelo, segundo as previsões do IPMA.

Nos Açores a Marinha avisa que poderá haver um agravamento do estado do mar a partir de segunda-feira, 27 de março: “A agitação marítima, de oeste/noroeste, poderá chegar aos seis metros de altura associada a ventos fortes (entre os 20 e os 30 nós) inicialmente de sudoeste, rondando para oeste”, pode ler-se no comunicado das Capitanias do Porto de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

A Marinha recomenda à comunidade marítima o reforço das amarrações das embarcações, principalmente aquelas situadas em zonas mais expostas, e também aconselha à população que evite passeios junto à orla costeira, especialmente nos molhes, piscinas naturais e zonas balneares. “É fundamental da parte de toda a população a adoção de uma cultura de segurança e atitude prudente junto da orla costeira”, refere o mesmo comunicado.