Atualidade

Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão esta terça-feira sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, prevê-se que a chuva seja por vezes forte entre as 22:00 de hoje e as 04:00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para hoje, dia 8, nas regiões do Norte e Centro céu geralmente pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da manhã, períodos de chuva fraca a partir do final da tarde na região Norte, tornando-se moderada no final do dia no Minho e Douro Litoral.

É esperado ainda vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo que a partir da tarde se pode tornar moderado a forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora, nas terras altas para o final do dia e formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde, vento fraco a moderado e formação de geada nas regiões do interior.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, aguaceiros fracos até meio da tarde nas vertentes norte e nas zonas montanhosas e pequena descida de temperatura, em especial da máxima.

No que diz respeito aos Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, com boas abertas a partir da tarde, chuva fraca na madrugada e manhã e vento que pode ser moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 8 e 17 graus Celsius, no Porto entre 5 e 15, em Viana do Castelo entre 4 e 15, em Bragança entre 0 e 11, em Vila Real e Viseu entre 1 e 11, na Guarda entre 0 e 7, em Coimbra entre 3 e 15, em Castelo Branco entre 2 e 14, em Santarém entre 5 e 18, em Évora e Beja entre 4 e 16, em Faro entre 7 e 17, no Funchal entre 16 e 20, em Ponta Delgada entre 14 e 20, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 17 e 21.